Saturday, 04 de December de 2021

Maersk Training Brasil fecha acordo em Natal para instalar o primeiro escritório de inovação no país

Gigante no setor de energia eólica, Maersk Training Brasil, assinou um acordo com o SENAI-RN para a criação de um escritório de inovação

A gigante no setor de energia eólica, Maersk Training Brasil assinou um acordo com o SENAI-RN, na cidade de Natal, para a criação de um escritório de inovação no Brasil

A questão da produção energética sustentável é cada vez mais discutida no mundo inteiro e a empresa Maersk Training Brasil é uma gigante no setor de energia eólica e busca cada vez mais investimentos na área. Na última terça-feira, (26/10), a empresa fechou um acordo com o SENAI-RN, em Natal, para a instalação do primeiro escritório de inovação no Brasil.

Conheça outras novidades no setor:

Projeto da Maersk Training Brasil em Natal busca a profissionalização de trabalhadores que irão atuar no setor de energia eólica 

O escritório de inovação que será criado em Natal após o acordo com a Maersk Training Brasil irá se localizar no Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN). Assim, a parceria entre o SENAI-RN e a empresa de origem dinamarquesa será um investimento em profissionalização na área de energia elétrica no Rio Grande do Norte. 

O francês Patrick Modolo, diretor da Maersk Training Brasil, comentou sobre a parceria e afirmou que “estamos formalizando a associação de dois gigantes, o SENAI, na América Latina, e a Maersk Training, com sua experiência mundial em formação de profissionais para energia eólica”, o executivo ainda destacou que“para pessoas com formação técnica que procuram inserção nesse setor, isso vai permitir que possam, de maneira rápida, estar no nível que o mercado busca”. 

A Maersk Training Brasil já se encontra em projetos pelo país desde 2012, na região do Rio de Janeiro, oferecendo alguns treinamentos sobre o segmento marítimo, óleo e gás e guindastes portuários. Enquanto isso, a parceria da empresa com o SENAI-RN vem desde antes do acordo e dura cerca de 1 ano e meio. Assim, a gigante de origem dinamarquesa consegue enxergar um grande potencial de produção de energia eólica na região nordeste do país e vem concentrando seus investimentos nesse setor, buscando agora a profissionalização dos trabalhadores do Rio Grande do Norte. 

Acordo assinado entre a Maersk Training Brasil e o SENAI-RN possibilita o início da instalação do escritório de inovação na região 

Em relação ao Habitat de Inovação do SENAI-RN, a Maersk Training Brasil não é a primeira empresa a se instalar no local, uma vez que a CTG Brasil já conta com instalações no local, visando uma produção de energia mais limpa para o futuro do país. O foco do acordo assinado recentemente é o desenvolvimento de um escritório de inovação que visa o desenvolvimento de atividades educativas, pesquisa e profissionalização dos trabalhadores locais para o setor da energia eólica. 

Keila Torres, a gerente de desenvolvimento de negócios da Maersk Training Brasil, consegue ver no Rio Grande do Norte uma localização estratégica para os treinamentos em relação ao desenvolvimento de energia eólica e comenta que “o Habitat de Inovação do SENAI tem sinergia com os nossos  valores. Temos um grande foco em qualidade e somos reconhecidos globalmente pela nossa filosofia de treinamento. O SENAI tem grande valor na indústria e a junção da Maersk agrega bastante valor”.

A Maersk Training Brasil terá, após o acordo fechado, total liberdade para o desenvolvimento de pesquisas no setor, além da utilização do laboratório de GWO/BST do CTGAS-ER. Assim, o foco da empresa será o treinamento na produção de energia eólica, de início, mas a parceria pode se estender, já que a gigante do setor também conta com treinamentos relacionados a óleo e gás no Brasil.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.