1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Distrito Federal irá desenvolver Ecoparques para geração de energia renovável a partir de resíduos sólidos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Distrito Federal irá desenvolver Ecoparques para geração de energia renovável a partir de resíduos sólidos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 18/11/2021 às 11:35
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
O governo do Distrito Federal irá construir três Ecoparques na região para a produção de energia renovável utilizando resíduos sólidos locais
O governo do Distrito Federal irá construir três Ecoparques na região para a produção de energia renovável utilizando resíduos sólidos locais. Fonte: Divulgação

O governo do Distrito Federal irá, em uma Parceria Público Privada, construir três Ecoparques na região para a produção de energia renovável utilizando resíduos sólidos locais

Durante esta última terça-feira, (16/11), o governo do Distrito Federal anunciou um projeto para a criação e desenvolvimento de três Ecoparques localizados na região para a utilização dos resíduos sólidos na produção de energia renovável, com o objetivo de otimizar a produção ecológica de energia na região e incentivar o uso de práticas sustentáveis para esse recurso.

Não deixe de ler:

Ecoparques farão parte de uma Parceria Público Privada e irão produzir energia renovável utilizando resíduos sólidos

A utilização de resíduos sólidos para a geração de energia renovável ainda é um processo muito recente no Brasil e o governo do Distrito Federal pretende aderir a essa iniciativa. O projeto para a criação dos Ecoparques, ou Unidades de Tratamento Mecânico Biológico (UTMBs), ocorrerá em uma Parceria Público Privada entre a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Secretaria de Projetos Especiais do DF (Sepe) e tem como objetivo principal produzir energia renovável a partir de resíduos sólidos, dando assim a eles um tratamento mais ecológico. 

O técnico da Sepe, responsável pelo projeto dos Ecoparques, Antônio Dourado, comentou acerca da iniciativa de produção energética a partir dos resíduos e afirmou que “imagine que se está gastando muito dinheiro para pegar o lixo e enterrá-lo. É algo que pode virar riqueza, mas está sendo pouco aproveitado. Ele tem o poder de trazer economia de matérias-primas e gerar um avanço na economia circular, além da geração de emprego e renda. No fim das contas, uma quantidade importante de investimentos privados no DF será usada para criar alguns milhares de postos de trabalho diretos, produzindo riqueza e lucro”.

Os três Ecoparques que estão em fase inicial para a produção deverão ser localizados na Asa Sul, no Gama e no P Sul, em Ceilândia, mas o governo do Distrito Federal pretende expandir ainda mais o projeto, uma vez que pode ser um grande aliado para um futuro mais sustentável com a produção de energia renovável a partir de resíduos sólidos. 

Projeto dos Ecoparques tem como objetivo dar um tratamento mais ecológico e adequado aos resíduos sólidos da região 

O problema de descarte e tratamento inadequado de resíduos sólidos é bastante comum ao redor do Brasil inteiro e o Distrito Federal também sofre com isso. De toda a coleta realizada no Distrito Federal, apenas 40% é aproveitado no processo de reciclagem e os outros 60% parte para um aterro sanitário, no qual não terá aproveitamento nenhum da capacidade energética que os resíduos possuem. Assim, o governo pretende utilizar esses resíduos para a produção de energia renovável no local. 

Antônio Dourado também destacou alguns pontos importantes em relação a essa iniciativa e afirmou que “sentimos que a capital do país precisa dar exemplo, ainda também por conta de ter um dos IDHs [Índices de Desenvolvimento Humano] mais altos do Brasil. Não podemos ficar sem um desenvolvimento sustentável consciente. […] Precisamos aproveitar o máximo e enterrar o mínimo possível. [O projeto] visa também aumentar a vida útil dos aterros sanitários”. 

Com o projeto dos Ecoparques, o governo do Distrito Federal pretende dar mais um passo para um futuro mais sustentável e incentivar o uso de resíduos sólidos para a produção de energia renovável por todo o Brasil.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x