Início Tecnologias renováveis pode ser alternativa viável para a geração de empregos no Brasil

Tecnologias renováveis pode ser alternativa viável para a geração de empregos no Brasil

novembro 30, 2021 às 11:50 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Alguns especialistas comentaram acerca do grande potencial que o Brasil possui para utilizar tecnologias renováveis na geração de empregos para a população
Alguns especialistas comentaram acerca do grande potencial que o Brasil possui para utilizar tecnologias renováveis na geração de empregos para a população. Fonte: Pixabay

Alguns especialistas comentaram acerca do grande potencial que o Brasil possui para utilizar tecnologias renováveis na geração de empregos para a população

A preocupação com os impactos ao meio ambiente é cada vez mais recorrente no Brasil e os investimentos em tecnologias renováveis estão sendo alternativas viáveis para reduzir esses danos à natureza. Entretanto, durante esta última quinta-feira, (25/11), alguns especialistas comentaram acerca da capacidade que o país possui para utilizar as tecnologias renováveis para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. 

Não perca:

Brasil é referência em relação aos investimentos em tecnologias renováveis e preservação do meio ambiente

O Brasil é um país altamente favorecido em relação a sua posição geográfica, que lhe garante uma flora e fauna diversificada e uma vasta área natural para a utilização de forma sustentável e, embora essa não seja uma pauta muito recorrente no cenário atual, o país ainda é uma grande referência nos investimentos em tecnologias renováveis e preservação do meio ambiente.

Uma forma clara de verificar isso é um artigo publicado pela Betway que mostra que, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a redução do desmatamento entre os anos de 2004 e 2012 contribuiu de forma bastante significativa para a luta contra o aquecimento global. Além disso, entre os anos de 2003 e 2009, cerca de 75% dos parques indígenas e florestas nacionais protegidos estavam localizados em território brasileiro, mostrando a importância de uma política voltada para a preservação do meio ambiente no Brasil. 

Outro ponto no qual o Brasil é um grande líder no cenário internacional é a produção de energia renovável atrelada às tecnologias renováveis, pois, enquanto os outros países possuem cerca de 10% de energias renováveis na matriz energética, o Brasil garantiu uma produção de cerca de 43,3%, entre os anos de 2017 e 2019, o que contribuiu bastante para a geração de empregos, uma vez que cerca de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas com postos de trabalho oferecidos durante essa época. 

Brasil ainda possui alto potencial para explorar as tecnologias renováveis para a geração de emprego e renda 

O potencial de produção de energia renovável no Brasil atrelado aos diversos projetos que são desenvolvidos todos os anos pode ser uma ótima forma de aproveitar as tecnologias renováveis para a geração de empregos, uma vez que a transição energética requer uma série de trabalhadores para as operações nos grandes projetos que são criados. Assim, o governo pode investir em ações que desenvolvam operações voltadas às tecnologias renováveis como forma de empregar os brasileiros. 

A executiva Flávia Bellaguarda, mestre em Desenvolvimento Internacional em Justiça Climática, comentou acerca da iniciativa e destacou que o processo de transição energética não renovável para fontes mais sustentáveis pode ser uma grande forma de, além de manter os operadores empregados nesses novos postos, desenvolver novas oportunidades de empregos para os brasileiros e desenvolver ainda mais o Brasil no quesito socioeconômico. 

O que se espera agora é que, pelos próximos 10 anos, o setor da produção de energia renovável e tecnologias renováveis continue se reinventando e ofereça mais oportunidades de emprego para os jovens brasileiros, além de garantir um futuro mais sustentável e ecológico para o país.

Relacionados
Mais recentes