Tuesday, 21 de September de 2021

Siemens defende a importância das novas tecnologias contra as mudanças climáticas

siemens - tecnologias - emissões - sustentabilidade

“As tecnologias para acabar com as mudanças climáticas já estão disponíveis”, diz executiva global da Siemens

As mudanças climáticas estão entre os principais desafios que a sociedade enfrenta atualmente e, para combater esse problema, as novas tecnologias são uma grande aliada. O assunto foi abordado pela Diretora Global de Recursos Humanos e de Sustentabilidade da Siemens, Judith Wiese, em sua apresentação durante o segundo dia do Siemens Innovation Forum, nesta quarta-feira, 25. A executiva ressaltou da importância de as empresas adotarem negócios sustentáveis, onde a digitalização é atualmente a principal condutora para a descarbonização das atividades.

Leia também

“Na Siemens acreditamos que inovação e tecnologia são as alavancas mais fortes que temos contra os problemas ambientais que enfrentamos hoje. E a boa notícia é que as tecnologias que precisamos para acabar com as mudanças climáticas já estão disponíveis”, afirmou Wiese. “De todos os desafios que enfrentamos hoje, esse é um dos mais urgentes e complexos para se resolver. Por isso a importância em ter negócios sustentáveis”, apontou ela, após citar catástrofes naturais ocorridas recentemente como as enchentes na Alemanha e os incêndios florestais no oeste dos Estados Unidos.

Siemens se junta a parceiros e clientes para transformar suas indústrias e infraestruturas

Além das iniciativas realizadas internamente na Siemens, Judith ressaltou também o papel que a companhia tem desempenhado junto a clientes e parceiros para transformar suas indústrias e infraestruturas visando usar menos recursos, reduzir o consumo de energia e diminuir a pegada de carbono. Esses objetivos são atingidos com a digitalização e o implemento de novas tecnologias, que geram maior produtividade, eficiência, qualidade, flexibilidade e resiliência aos negócios.

Uma mostra são os resultados obtidos pela própria companhia. Em setembro de 2015, a Siemens foi uma das primeiras indústrias globais a anunciar a intenção de se tornar neutra em carbono em seus negócios operacionais até 2030, com meta intermediária de cortar as emissões de CO2 pela metade até 2020. Esse índice foi ultrapassado em setembro do ano passado ao reduzir as emissões em 54%. Já na operação brasileira os resultados foram ainda superiores, onde esse índice de redução foi de 84%. Com isso, a Siemens assumiu o compromisso de neutralizar as emissões até 2025, antecipando-se em cinco anos à meta estabelecida globalmente.

A executiva da Siemens também comentou o quanto a companhia vem auxiliando o mercado junto à descarbonização. Por meio do portfólio ambiental instalado nas unidades dos clientes, a Siemens já ajudou a reduzir as emissões de CO2 em 149,6 milhões de toneladas em 2020. Além disso, a companhia tem como objetivo alcançar uma cadeia de abastecimento livre de emissões até 2050, sendo que hoje a empresa conta com 65.000 fornecedores em todo o mundo.

ESG é imperativo

A Diretora Global de Recursos Humanos e de Sustentabilidade da Siemens também comentou sobre a implementação há dois meses da nova estrutura DEGREE, que significa Descarbonização, Ética, Governança, Recursos eficientes, Equidade e Empregabilidade. A iniciativa visa ser a base para ações alinhadas às práticas ESG em todos os negócios da companhia, e que vai permear todas as atividades junto a clientes, fornecedores, investidores, colaboradores e comunidades onde atua.

“Avançar a sustentabilidade não é uma opção, é um imperativo do negócio. E são essas empresas que estão criando modelos de negócios sustentáveis que vão definir o futuro”, afirmou Judith. “Quando se trata de sustentabilidade, todos os aspectos do ESG são importantes: Ambiental, Social e Governança”, complementou a Diretora Global de Recursos Humanos e de Sustentabilidade da Siemens.

Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.