Saturday, 22 de January de 2022

Rede de casa e construção, Quero-Quero, anuncia parceria com a GreenYellow para investimentos em energia renovável

Quero-Quero firma contrato com a GreenYellow para a geração de energia renovável, em especial, produção de energia solar, para os próximos anos

A rede de casa e construção Quero-Quero firmou um contrato com a GreenYellow para a geração de energia renovável nos próximos anos nas sedes da loja

Com os impactos ambientais em decorrência da produção não renovável de energia cada vez mais presentes no dia a dia, as grandes companhias começam a buscar fontes alternativas viáveis para o problema. Pensando nisso, a rede de casa e construção Quero-Quero anunciou nesta última quarta-feira, (24/11), a assinatura de um acordo com a GreenYellow para a produção de energia renovável durante os próximos anos, utilizando a energia solar. 

Veja também:

GreenYellow irá abastecer sedes da Quero-Quero com energia renovável nos próximos anos 

O Brasil é um dos países com maior potencial para a produção de energia renovável a partir de fontes alternativas, como a eólica e a energia solar, por exemplo, em decorrência da posição geográfica favorável a essa utilização. Assim, a Quero-Quero pretende aproveitar essa capacidade de produção para abastecer as suas lojas com energia totalmente sustentável nos próximos anos, já firmando um acordo com a gigante do setor energético GreenYellow.

O acordo assinado recentemente entre a Quero-Quero e a GreenYellow tem como principal objetivo a contratação de 13,5 GWh anuais de energia solar, que é o suficiente para abastecer cerca de 90% das sedes da rede de casa e construção nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, sendo a energia solar a principal fonte de produção para o abastecimento das sedes da empresa, aproveitando o grande potencial da região para isso. 

Apesar de estar em fase inicial, o acordo entre as empresas já está dando os primeiros passos e a Quero-Quero já definiu três plantas de implantação de usinas de energia solar para o projeto, localizadas em  Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul e Alto do Paraná, no Paraná, as quais irão abastecer as sedes da Quero-Quero nas regiões de instalação. 

Iniciativa da parceria com a GreenYellow é parte do projeto de sustentabilidade da Quero-Quero para os próximos anos

A Quero-Quero tem como principal meta para os próximos anos uma produção e logística com base na energia renovável e sustentável, procurando novas formas de acelerar o desenvolvimento ecológico da empresa. O CEO da rede de casa e construção, Peter Furukawa, comentou acerca da iniciativa com a GreenYellow e os planos para o futuro, afirmando que “Ao mesmo tempo que passaremos a utilizar recurso energético limpo, o que é muito positivo para a sociedade como um todo, deixamos de depender de reservatórios hídricos para a operação das nossas lojas”.

Enquanto isso, Roberto Zerkowski, presidente da GreenYellow, destacou a importância da parceria para o crescimento da produção de energia renovável no país, em especial a energia solar, e como será importante para ambas as companhias, afirmando que “Nosso objetivo é nos posicionarmos como o parceiro estratégico que conduzirá as empresas à transição energética, com foco na sustentabilidade do meio ambiente e financeira também”.

O projeto da Quero-Quero com a GreenYellow irá evitar uma emissão de carbono de cerca de 1580 toneladas na atmosfera e, além disso, irá gerar cerca de 300 empregos na região, desenvolvendo ainda mais os estados com as oportunidades de trabalho oferecidas aos moradores locais.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.