Saturday, 22 de January de 2022

Prefeitura de Passo Fundo instala 44 painéis de energia solar na Feira do Produtor

A prefeitura de Passo Fundo instalou 44 painéis de energia solar na Feira do Produtor, com o objetivo de reduzir custos e promover a sustentabilidade

A prefeitura de Passo Fundo realizou a instalação de 44 painéis de energia solar na Feira do Produtor recentemente, com o objetivo de reduzir custos com energia e promover a sustentabilidade

A utilização da energia solar para a transição energética já é uma realidade no mundo inteiro e, durante esta última quinta-feira, (23/12), a prefeitura de Passo Fundo comentou sobre a instalação de 44 painéis de energia solar na Feira do Produtor que aconteceu recentemente, visando um projeto de sustentabilidade e redução de custos com esse recurso.

Veja também:

Feira do Produtor, em Passo Fundo, recebeu a instalação de 44 painéis de energia solar em um projeto da prefeitura

O projeto de instalação de 44 painéis de energia solar na Feira do Produtor, realizado pela prefeitura de Passo Fundo, foi finalizado recentemente e o local já poderá aproveitar os benefícios dessa iniciativa da administração da cidade. Com isso, a Feira do Produtor terá uma considerável redução dos custos com a energia elétrica e, além de tudo, irá contribuir com a agenda ambiental e com a redução dos impactos ambientais, já que não contará mais com a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. 

O prefeito da cidade, Pedro Almeida, comentou sobre a importância da instalação dos painéis de energia solar na Feira do Produtor e como o projeto irá contribuir para a sustentabilidade no local, além de ajudar no crescimento ainda maior do local na região afirmando que “É uma medida que traz impactos econômicos e também ambientais, além de ampliar um debate sobre a proteção da natureza e como o Poder Público pode se comprometer com a causa ambiental”.

O investimento realizado pela prefeitura de Passo Fundo para a instalação dos painéis chegou a R$ 85 mil e estima-se que, com a geração de energia solar, haja uma redução de cerca de R$ 1,7 mil mensais do valor gasto com energia elétrica no local, representando um grande passo para o desenvolvimento da Feira do Produtor junto da contribuição ambiental que esses painéis oferecem. 

Representantes da cidade comentam sobre a importância do projeto para o desenvolvimento da Feira do Produtor

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, comentou sobre a importância desses painéis de energia solar para a comprovação do compromisso da prefeitura da cidade com a Feira do Produtor e destacou que “É um espaço adotado pela comunidade e que merece ser valorizado. Por isso, este investimento vai trazer inúmeros retornos”. O executivo destacou também a questão dos 62 produtores que comercializam seus produtos no local e poderão ser beneficiados com uma energia sem custos e, além de tudo, provinda de uma fonte 100% renovável.

Já o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, fez destaques aos investimentos realizados para o projeto e afirmou que “O investimento na produção de energia renovável demonstra o comprometimento da administração municipal com as questões ambientais e garante, com a implantação destes sistemas a geração de energia economia, durabilidade e eficiência energética”. Thans acredita que a eficiência energética que esse projeto irá garantir ao local pode contribuir para o desenvolvimento e uma visibilidade maior para a Feira do Produtor na região de Passo Fundo e localidades vizinhas, atraindo novos investimentos para o crescimento ainda maior do local. 

Além da Feira do Produtor, a prefeitura da cidade também está levando esse projeto para outros locais e duas escolas da rede municipal de ensino já dispõem de placas de energia solar, instaladas por meio de parcerias com a iniciativa privada da região: a EMEI André Zaffari e a EMEI Maria Elizabeth.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.