Saturday, 22 de January de 2022

Prefeitura de Manaus inaugura poço artesiano com tecnologia de energia solar

Prefeitura de Manaus inaugura poço artesiano na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, com tecnologia de energia solar

A prefeitura de Manaus inaugurou recentemente um poço artesiano na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, com tecnologia de energia solar para o abastecimento do local

Durante esta última segunda-feira, (20/12), a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), inaugurou um poço artesiano na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na RDS do Tupé, zona Rural de Manaus, que conta com tecnologia de energia solar para a captação desse recurso e o abastecimento do local. 

Leia também:

Comunidade Nossa Senhora do Livramento recebe poço artesiano que funciona à base de energia solar 

A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fez a inauguração recente de um poço artesiano na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na RDS do Tupé, zona Rural de Manaus. Apesar de ser mais uma obra de infraestrutura na cidade, o diferencial do local é a tecnologia de energia solar que permite um funcionamento sustentável e com redução dos impactos ambientais no local. 

Segundo o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, o poço contou com investimentos provindos de uma emenda parlamentar da deputada estadual, Therezinha Ruiz, no valor de  R$ 166.042,13. O executivo destacou que “Pelo menos 200 famílias serão beneficiadas com a entrega do poço artesiano. Estamos muito felizes em estarmos aqui e queria valorizar e enaltecer a iniciativa da deputada Terezinha que, com ela, está vencendo uma etapa das demandas das necessidades de vocês”.

O secretário da Semmas também ressaltou os esforços necessários da Comunidade Nossa Senhora do Livramento para cuidar do poço artesiano e complementou: “Todos precisam ajudar a Francisca (presidente da comunidade) a cuidar e zelar para que essa estrutura colocada aqui tenha vida longa. Uma torneira ela precisa substituir porque deu problema, mas que ela continue aqui, toda a estrutura. Então nós estamos formalizando a entrega para vocês, e a gente pede encarecidamente, cuidem bem, porque isso é saúde, é um dos componentes da qualidade de vida que vocês precisam ter”.

Representantes de Manaus e da Comunidade Nossa Senhora do Livramento comemoram inauguração do poço artesiano 

O poço inaugurado recentemente na Comunidade Nossa Senhora do Livramento conta com 120 metros de profundidade, além de um reservatório elevado, bica e o um sistema de energia solar que utiliza placas fotovoltaicas e capta o recurso por meio da conversão direta da luz do sol. Com isso, as famílias da comunidade poderão ser beneficiadas com mais infraestrutura e água de um poço com funcionamento totalmente renovável.

A deputada Terezinha Ruiz também esteve na Comunidade do Livramento e comemorou a inauguração desse poço artesiano, afirmando: “Quero agradecer de coração à Secretaria de Meio Ambiente e ao prefeito David Almeida, que não têm medido esforços para atender nossa demanda, que não é fácil, porque nós colocamos o valor, mas muitas das vezes, por questões de valor ou licitação, é difícil até de ser realizado. E hoje nós estamos aqui colocando para toda comunidade do Livramento água potável, água com qualidade”.Já a presidente da Associação de Moradores do Livramento, Francisca Cavalcante de Carvalho, agradeceu a iniciativa e ressaltou que “Hoje realizo mais um sonho em minha vida. São 20 anos lutando por esse poço e graças à deputada Terezinha Ruiz e ao prefeito David Almeida, teremos água à vontade para as famílias que moram aqui”.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.