Início Multinacional do vinho terá energia 100% renovável a partir de 2024

Multinacional do vinho terá energia 100% renovável a partir de 2024

julho 20, 2022 às 5:14 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Multinacional do vinho
Multinacional do vinho (Reprodução: divulgação)

A multinacional do vinho, a Treasury Wine Estate, uma das maiores empresas de vinhos premium do planeta, que está listada na Bolsa de Valores da Austrália, anunciou na última semana que a partir de 2024 utilizará somente energia renovável em suas produções.

Atualmente, a multinacional do vinho conta com 12.700 hectares de vinhedos distribuídos em diversos países, como Austrália, Nova Zelândia, Itália e Estados Unidos. Além disso, a empresa também está instalando painéis solares em suas propriedades, para garantir a geração de energia limpa e renovável.

A mudança de hábito marca a entrada da multinacional do vinho no projeto RE100, que pretende promover o uso de energia 100% renovável pelas empresas.

Em suma, o RE100 é uma iniciativa corporativa global de energia renovável que reúne diversas grandes empresas comprometidas com a eletricidade renovável. Dessa forma, a iniciativa possui mais de 360 membros em todo o mundo, e é liderada pela Climate Group em parceria com o CDP, e possui a missão de acelerar a mudança para redes de carbono zero em escalada. Em 2021, a Treasury Wine Estate ingressou no programa.

Kirsten Gray, diretora de serviços corporativos da multinacional do vinho, afirmou que: “A eletricidade atualmente é responsável por aproximadamente 75% de nossas emissões”. Além disso, ela também afirmou que a empresa compreende que as mudanças climáticas estão ocorrendo de forma mais rápida do que o esperado, portanto, a situação pressionou a empresa a acelerar o seu projeto e completar a transição em até 18 meses.

Multinacional do vinho mostrar como o vinho pode ajudar o meio ambiente

O diretor de vinhos da Wine Society, Pierre Mansour, escreveu um artigo sobre o tema e elencou algumas dicas, especialmente de como é possível comprar um vinho de maneira mais sustentável. Dessa forma, ele apontou dez maneiras de comprar um vinho sustentável, enquanto aponta quais as mudanças positivas nas práticas de produção do vinho. Confira os dez pontos levantados por ele:

  • “Pense na procedência, embalagem, transporte e ciclo de vida de cada vinho que você compra.
  • Faça pesquisa e compre de produtores comprometidos em minimizar seu impacto ambiental. Muitos estão cadastrados em esquemas de sustentabilidade e usam logotipos em seus rótulos.
  • Favoreça comerciantes de vinhos e supermercados que trabalhem com produtores sustentáveis.
  • Para beber imediatamente, compre vinhos em embalagens alternativas, como latas de alumínio e garrafas PET que são menos intensivas em carbono do que vidros na hora da reciclagem.
  • Se você está comprando vinhos para guardar por mais de um ano antes de beber, evite os produtores que usam garrafas de vidro pesadas.
  • Procure esquemas de reciclagem de garrafas e incentive os varejistas que você usa para apresentá-los.
  • Procure restaurantes e bares que servem vinho em embalagens alternativas como taças com vinhos provenientes de Bag-in-Box.
  • Tenha em mente que os vinhos enviados a granel e engarrafados localmente são menos intensivos em carbono.
  • Beba localmente. Se um vinho veio do outro lado do mundo em uma garrafa de vidro, provavelmente terá uma pegada de carbono desproporcionalmente pesada.
  • Use sua influência como consumidor. Pergunte aos seus comerciantes de vinho e supermercados quais medidas eles tomam para garantir que seus vinhos sejam produzidos de forma sustentável, embalados e transportados.”

Swift e Seara ampliam uso de energia limpa com nova usina solar.

O que é energia renovável?

Em geral, as fontes de energia renováveis são aquelas em que a sua utilização é aproveitada a longo prazo, por ter uma fonte inesgotável. Isso porque elas são encontradas em grande quantidade na natureza, além de possuírem grande capacidade de se regenerarem de forma natural.

Entre as energias renováveis pode-se citar a energia solar, eólica, hidráulica, geotérmica, biomassa e maremotriz. Entretanto, as energias eólicas e solar são as mais difundidas no Brasil, atualmente.

De modo geral, as energias renováveis possuem diversos benefícios, especialmente devido ao baixo custo. Além disso, elas não dependem de processos artificiais, que são prejudiciais ao meio ambiente.

Relacionados
Mais recentes