Pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos deixará a energia solar mais acessível para quem mora em apartamento. Entretanto, a solução não chegou ao mercado.
Nesta quarta-feira, 29 de junho, pesquisadores dos Estados Unidos revelaram mais informações de um estudo que permitirá que as pessoas que moram em apartamentos coloquem energia solar por intermédio das janelas. Os pesquisadores criaram um painel transparente que reduz, de forma quase nula, a entrada de raios solares. A placa é utilizada como vidro, sendo mais sensível que os painéis fotovoltaicos para absorção de raios. Assim sendo, não será necessário fazer o uso de telhados como é o comum no Brasil.
Leia mais sobre crise hídrica e energia no Brasil:
- Portal oferece curso gratuito com certificado sobre Aquecedores Solares e Energia Solar: veja como se inscrever e ver aulas online
- Toyota fecha acordo com empresa de baterias e-Zinc para testar parque de energia eólica no Texas: duração das baterias vai ser 10 vezes maior
- China pretende duplicar produção de energia solar até o ano de 2025 com novas tecnologias de mercado
- Projeto de sustentabilidade da Unifap leva painéis de energia solar fotovoltaica para o abastecimento de comunidades isoladas no interior da Amazônia
- Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego
- Índia precisa de US$ 223 bilhões para atingir as metas de energia renovável até 2030, dependência do carvão deverá cair 53%
Formas de colocar energia solar em apartamento
Hoje em dia, o método mais tradicional utilizado para colocar energia solar em apartamento é a instalação painéis em um terreno isolado ou em cima de uma casa (de parentes ou sua). Será necessário que a conta de energia da casa esteja no mesmo nome que o do dono do apê para haver o desconto. Além disso, é exigido pelas companhias de produção energética que ambos os imóveis estejam no mesmo estado.
Após colocar tanto a conta de luz do apartamento quanto onde as placas estão instaladas no nome de apenas uma pessoa, tudo o que as placas produzirem será descontado do apartamento mesmo que não sejam instaladas ali.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Mas, o que fazer quando não tem outro lugar para instalar os painéis solares?
Foi pensando justamente neste problema que os pesquisadores dos Estados Unidos estão criando um painel transparente que permite produzir energia quando está exposta a uma luminosidade de 10%. Ou seja, é um painel mais sensível que não sofre tanto com os impactos de sombreiros.
Conforme os cientistas, esta categoria de painel terá capacidade de produzir cerca de 100 watts de energia, tudo dependendo da quantidade de raios solares que incidirem sobre ele.
As placas transparentes para a produção de energia solar são uma alternativa para quem mora em apartamento e não tem onde instalar os painéis fotovoltaicos. Sem contar que permitirão que pessoas do mundo inteiro consiga fugir da inflação energética ocasionada pelo aumento da população exponencial.
Países em desenvolvimento, como o Brasil e a Argentina, enfrentam inflação elevada devido à crise energética deixada pela falta de chuvas no ano de 2021 e elevado preço do carvão, que teve alta de ao menos 103% em apenas um ano, com forte alta ocasionada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. A guerra entre os dois países estourou no final do mês de fevereiro porque, de acordo com Putin, os ucranianos não obedeceram ao acordo criado entre os dois países na década de 90, que previa a não entrada de ambos para grupos militares como a Otan.