Início Mora em apartamento e quer colocar energia solar? Estudos criam painel transparente que pode ser usado na janela em vez do telhado! Confira esta e outras alternativas!

Mora em apartamento e quer colocar energia solar? Estudos criam painel transparente que pode ser usado na janela em vez do telhado! Confira esta e outras alternativas!

junho 29, 2022 às 11:39 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mora apartamento e quer colocar energia solar? Estudos criam painel transparente que pode ser usado na janela em vez do telhado! Confira esta a outras alternativas! - Canva
Mora apartamento e quer colocar energia solar? Estudos criam painel transparente que pode ser usado na janela em vez do telhado! Confira esta a outras alternativas! – Canva

Pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos deixará a energia solar mais acessível para quem mora em apartamento. Entretanto, a solução não chegou ao mercado. 

Nesta quarta-feira, 29 de junho, pesquisadores dos Estados Unidos revelaram mais informações de um estudo que permitirá que as pessoas que moram em apartamentos coloquem energia solar por intermédio das janelas. Os pesquisadores criaram um painel transparente que reduz, de forma quase nula, a entrada de raios solares.  A placa é utilizada como vidro, sendo mais sensível que os painéis fotovoltaicos para absorção de raios. Assim sendo, não será necessário fazer o uso de telhados como é o comum no Brasil. 

Leia mais sobre crise hídrica e energia no Brasil:

Formas de colocar energia solar em apartamento 

Hoje em dia, o método mais tradicional utilizado para colocar energia solar em apartamento é a instalação painéis em um terreno isolado ou em cima de uma casa (de parentes ou sua). Será necessário que a conta de energia da casa esteja no mesmo nome que o do dono do apê para haver o desconto. Além disso, é exigido pelas companhias de produção energética que ambos os imóveis estejam no mesmo estado

Após colocar tanto a conta de luz do apartamento quanto onde as placas estão instaladas no nome de apenas uma pessoa, tudo o que as placas produzirem será descontado do apartamento mesmo que não sejam instaladas ali. 

Mas, o que fazer quando não tem outro lugar para instalar os painéis solares? 

Foi pensando justamente neste problema que os pesquisadores dos Estados Unidos estão criando um painel transparente que permite produzir energia quando está exposta a uma luminosidade de 10%. Ou seja, é um painel mais sensível que não sofre tanto com os impactos de sombreiros. 

Conforme os cientistas, esta categoria de painel terá capacidade de produzir cerca de 100 watts de energia, tudo dependendo da quantidade de raios solares que incidirem sobre ele. 

As placas transparentes para a produção de energia solar são uma alternativa para quem mora em apartamento e não tem onde instalar os painéis fotovoltaicos. Sem contar que permitirão que pessoas do mundo inteiro consiga fugir da inflação energética ocasionada pelo aumento da população exponencial. 

Países em desenvolvimento, como o Brasil e a Argentina, enfrentam inflação elevada devido à crise energética deixada pela falta de chuvas no ano de 2021 e elevado preço do carvão, que teve alta de ao menos 103% em apenas um ano, com forte alta ocasionada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.  A guerra entre os dois países estourou no final do mês de fevereiro porque, de acordo com Putin, os ucranianos não obedeceram ao acordo criado entre os dois países na década de 90, que previa a não entrada de ambos para grupos militares como a Otan.

Relacionados
Mais recentes