Início IFMT em Sinop abre inscrições para curso gratuito de instalador de sistema solar

IFMT em Sinop abre inscrições para curso gratuito de instalador de sistema solar

julho 7, 2022 às 2:09 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
instalador de sistema solar
Instalador de sistema solar (Reprodução: divulgação)

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o campus avançado de Sinop, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista de Sistemas  de Energias Renováveis (instalador de sistemas solares). Tal iniciativa busca abrir horizontes e criar oportunidades de emprego na área.

Com cerca de 66 vagas, o curso é gratuito e as suas inscrições estão prorrogadas até o próximo dia 10. Devido ao crescimento do segmento de energia solar na região, cresceu o aumento da procura das empresas por profissionais deste ramo de atuação.

Posteriormente, foi informado que o curso seria ministrado entre segundas e sexta-feiras, durante a noite, e durante os sábados, de forma vespertina. Entre as aulas, teremos atividades teóricas e práticas, que contam com um laboratório especializado e telhados especiais para realizar as atividades. Como benefício, o curso oferecerá uma bolsa de R$400 para os alunos.

Entre os requisitos para acessar o curso, os interessados devem possuir idade mínima de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Para acessar as vagas para o curso, é necessário acessar o site do IFMT e buscar a matrícula no campus avançado de Sinop.

O que faz um instalador de Sistema solar?

Responsável pela instalação e manutenção dos painéis solares, sempre conforme as normas NR10 e NR35, o instalador de sistema solar irá ativar e testar sistemas de energia solar para ver o seu desempenho de qualidade. Além disso, ainda atua frente a oferta do produto, negocia com clientes em potencial, apresenta projetos e regula a fiação.

Durante a última década, o mercado de energia solar mostrou força e hoje é um dos maiores do país. Provavelmente isso aconteceu devido à Resolução n.º 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que permitiu que os proprietários de sistemas fotovoltaicos trocassem a produção excedente por bônus com as distribuidoras de energia.

Atualmente, cerca de 10 mil sistemas estão instalados no Brasil, mostrando como o setor é expressivo. Até 2024, acredita-se que esse número chegue a 1,2 milhão. Neste sentido, o instalador de sistema solar possui um grande papel, pois é a partir dele que essa realidade irá se concretizar.

O que é preciso para ser um instalador de energia solar?

Podemos dizer que a tecnologia fotovoltaica é consideravelmente nova, exigindo conhecimentos mais especializados dos profissionais, para garantir uma melhor implementação. Por isso, o desejo pelo conhecimento é um dos pilares para o profissional que deseja adentrar nesta área.

Neste sentido, pode-se dizer que um instalador de energia solar precisa ser um profissional com um alto grau de comprometimento, especialmente com as regras, principalmente a NR10 e NR35. Isso porque elas indicam as melhores práticas de instalação de sistemas fotovoltaicos.

IFMT em Sinop abre inscrições para curso gratuito de instalador de sistema solar

Até o próximo dia 10, o Instituto Federal de Mato Grosso, campus avançado de Sinop, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Solares). A iniciativa busca criar oportunidades de emprego na área.

Com 66 vagas, o curso é gratuito e surgiu após o crescimento do segmento de energia solar na região. Dessa forma, diversas empresas têm buscado por estes profissionais. Sendo assim, foi divulgado que o curso será ministrado entre segundas e sexta-feiras (de forma noturna) e durante as tardes de sábado.

Com uma bolsa de R$400, o curso contará com aulas práticas e teorias, além de um laboratório especializado e diversos telhados para realizar as atividades. Para ter acesso, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 18 anos, Ensino Fundamental completo e CPF. Para a inscrição, é necessário acessar o site do IFMT campus avançado de Sinop.

Relacionados
Mais recentes