O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o campus avançado de Sinop, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas solares). Tal iniciativa busca abrir horizontes e criar oportunidades de emprego na área.
Com cerca de 66 vagas, o curso é gratuito e as suas inscrições estão prorrogadas até o próximo dia 10. Devido ao crescimento do segmento de energia solar na região, cresceu o aumento da procura das empresas por profissionais deste ramo de atuação.
Posteriormente, foi informado que o curso seria ministrado entre segundas e sexta-feiras, durante a noite, e durante os sábados, de forma vespertina. Entre as aulas, teremos atividades teóricas e práticas, que contam com um laboratório especializado e telhados especiais para realizar as atividades. Como benefício, o curso oferecerá uma bolsa de R$400 para os alunos.
Entre os requisitos para acessar o curso, os interessados devem possuir idade mínima de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Para acessar as vagas para o curso, é necessário acessar o site do IFMT e buscar a matrícula no campus avançado de Sinop.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O que faz um instalador de Sistema solar?
Responsável pela instalação e manutenção dos painéis solares, sempre conforme as normas NR10 e NR35, o instalador de sistema solar irá ativar e testar sistemas de energia solar para ver o seu desempenho de qualidade. Além disso, ainda atua frente a oferta do produto, negocia com clientes em potencial, apresenta projetos e regula a fiação.
Durante a última década, o mercado de energia solar mostrou força e hoje é um dos maiores do país. Provavelmente isso aconteceu devido à Resolução n.º 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que permitiu que os proprietários de sistemas fotovoltaicos trocassem a produção excedente por bônus com as distribuidoras de energia.
Atualmente, cerca de 10 mil sistemas estão instalados no Brasil, mostrando como o setor é expressivo. Até 2024, acredita-se que esse número chegue a 1,2 milhão. Neste sentido, o instalador de sistema solar possui um grande papel, pois é a partir dele que essa realidade irá se concretizar.
O que é preciso para ser um instalador de energia solar?
Podemos dizer que a tecnologia fotovoltaica é consideravelmente nova, exigindo conhecimentos mais especializados dos profissionais, para garantir uma melhor implementação. Por isso, o desejo pelo conhecimento é um dos pilares para o profissional que deseja adentrar nesta área.
Neste sentido, pode-se dizer que um instalador de energia solar precisa ser um profissional com um alto grau de comprometimento, especialmente com as regras, principalmente a NR10 e NR35. Isso porque elas indicam as melhores práticas de instalação de sistemas fotovoltaicos.
IFMT em Sinop abre inscrições para curso gratuito de instalador de sistema solar
Até o próximo dia 10, o Instituto Federal de Mato Grosso, campus avançado de Sinop, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Solares). A iniciativa busca criar oportunidades de emprego na área.
Com 66 vagas, o curso é gratuito e surgiu após o crescimento do segmento de energia solar na região. Dessa forma, diversas empresas têm buscado por estes profissionais. Sendo assim, foi divulgado que o curso será ministrado entre segundas e sexta-feiras (de forma noturna) e durante as tardes de sábado.
Com uma bolsa de R$400, o curso contará com aulas práticas e teorias, além de um laboratório especializado e diversos telhados para realizar as atividades. Para ter acesso, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 18 anos, Ensino Fundamental completo e CPF. Para a inscrição, é necessário acessar o site do IFMT campus avançado de Sinop.