1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Estudo inédito avalia potencial da bioeconomia no Brasil para recursos biológicos e renováveis
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Estudo inédito avalia potencial da bioeconomia no Brasil para recursos biológicos e renováveis

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 24/11/2022 às 10:42
Atualizado em 14/10/2024 às 16:48
A descarbonização de locais como o Polo Petroquímico de Camaçari, é um dos focos do governo da Bahia para os investimentos na produção de hidrogênio verde, sem se limitar às exportações e com um grande olhar para o abastecimento do mercado interno
A descarbonização de locais como o Polo Petroquímico de Camaçari, é um dos focos do governo da Bahia para os investimentos na produção de hidrogênio verde, sem se limitar às exportações e com um grande olhar para o abastecimento do mercado interno. Fonte: iStock

Com o objetivo de avaliar as oportunidades geradas pela bioeconomia no Brasil em um contexto de transição para uma economia de baixo carbono no Brasil, a Associação Brasileira de Bio-Inovação (ABBI) acaba de lançar o estudo inédito “Identificação das Oportunidades e o Potencial do Impacto da Bioeconomia para a Descarbonização do Brasil’. Focada nas soluções de bio-inovação com maior potencial de mitigação de gases de efeito estufa, a pesquisa foi realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia), Laboratório Nacional de Bio-renováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBR/CNPEM), Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI/CETIQT) e o Laboratório Cenergia/UFRJ.

A fim de evidenciar os benefícios da adoção mais intensificada da biotecnologia industrial, a investigação científica considera distintas trajetórias para o Brasil até o ano de 2050, a partir das quais se propõe um Cenário Potencial da Bioeconomia. Nesse panorama, avalia-se como a bioeconomia complementa a transição energética para a inserção de tecnologias promissoras de bio-renováveis dentro das cadeias produtivas.

Entre as principais contribuições do estudo está a classificação de soluções que impactam no aumento da produtividade da agricultura, possibilitam a liberação de áreas que podem ser reaproveitadas com as culturas energéticas e reduzem as emissões durante o processo produtivo. A iniciativa também avalia as tecnologias que viabilizam o aproveitamento integral da biomassa e ampliam a circularidade na bioeconomia ao oferecer oportunidades para resíduos que antes seriam descartados ou utilizados de forma ineficiente.

Os resultados do estudo indicam que a total implementação da bioeconomia no país pode atingir um faturamento industrial adicional de US$ 284 bilhões/ano, quando comparado às políticas correntes de mitigação de emissões de gases de efeito estufa. O desenvolvimento dessa trajetória, segundo o estudo, deve ser apoiado pela promoção coordenada de políticas públicas que considerem as particularidades e vantagens competitivas brasileiras no contexto de transição para uma economia de baixo carbono.

Dentre as iniciativas de soluções climáticas propostas na COP27 para aprimorar a ação global e garantir que as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) dos países e as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, está a de propor mudanças nos sistemas de transportes, a fim de descarbonizar e melhorar o cenário da mobilidade urbana. O objetivo é que a iniciativa seja implementada em diversas regiões do mundo a fim de melhorar o acesso a soluções resilientes e de baixo carbono.

“O estudo é resultado de um amplo esforço em conjunto com organizações que são referências em pesquisa e bio-inovação no Brasil. Nele, evidenciamos as oportunidades ambientais, econômicas e sociais oriundas pelo desenvolvimento da bioeconomia avançada o Brasil. Esperamos que o resultado sirva de base para agentes públicos e privados pautarem as políticas de economia verde em nosso país”, comenta Thiago Falda, presidente executivo da ABBI.

Para saber mais sobre o tema e conhecer o estudo na íntegra, clique aqui.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x