Início Verão em casa: Erros na utilização do ar condicionado a evitar

Verão em casa: Erros na utilização do ar condicionado a evitar

julho 8, 2022 às 3:17 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
ar condicionado
Ar condicionado (Reprodução: divulgação)

Atualmente, a instalação de um ar condicionado em casa pode ser uma grande salvação, especialmente em dias de calor. Entretanto, o uso do aparelho pode ter algumas considerações, como o aumento da conta de energia, ou outros gastos com manutenção.

Por isso, temos algumas dicas sobre o seu uso para evitar maiores dores de cabeça.

De modo geral, ligamos o ar condicionado, escolhemos a temperatura ideal e deixamos tudo do nosso acordo. Porém, você sabia que pode melhorar a sua experiência com o aparelho e poupar energia? Para isso, basta apenas conhecer bem o funcionamento do seu ar condicionado e todas as suas utilidades. Por isso, trouxemos algumas dicas do que não fazer ao utilizar o ar condicionado:

O que não devemos fazer ao utilizar o Ar Condicionado

Alguns erros comuns sempre aparecem quando compramos um ar condicionado. Para evitar que você desperdice o seu dinheiro, trouxemos sete dicas do que não fazer. Confira.

Comprar o Ar condicionado errado

Antes de comprar o seu aparelho, certifique-se que todas as suas necessidades podem ser satisfeitas com ele, de modo a corresponder com o sistema que você procura. Para isso, basta você pedir ajuda a especialistas, que vão te garantir a compra ideal. Dessa maneira, você consegue poupar dinheiro desde o momento da compra.

Cobrir o ar

Basicamente, podemos dizer que o ar condicionado não é a melhor peça de decoração que uma casa pode ter. Por isso, não é recomendado tapar o aparelho com mobilidade, cortinas, lençóis, ou qualquer outra categoria de material, inclusive papel. Este hábito faz a vida útil do seu ar condicionado diminuir significativamente.

Deixar o aparelho ligado por muito tempo

Deixe o seu ar condicionado ligado por diversas horas pode não ser benéfico para você. Por isso, comece a planejar algumas horas específicas do dia para ligar o aparelho. Por exemplo, é possível que você ligue somente quando estiver em casa, pois além de aproveitar melhor o equipamento, não irá gastar tanta energia em vão.

Entretanto, é importante ressaltar que o oposto também pode ocorrer. Manter o seu ar condicionado por longos dias pode ressignificar os fluidos refrigerantes e a lubrificação do sistema. Embora faça muito frio durante o inverno, tente usar o aparelho em dias mais quentes, para evitar qualquer problema com ele.

Programação inadequada

De modo geral, as temperaturas muito reduzidas exigem muito do seu ar condicionado, especialmente se o termostato também estiver com uma temperatura muito reduzida. Além de aumentar a sua conta de energia, também é possível que você tenha custos extras de manutenção, devido a uma possível conspiração, algo completamente indesejado.

Usa o ar condicionado em áreas com exposição solar

Um erro muito comum — e um dos mais prejudiciais para o equipamento — é instalá-lo em locais com exposição solar direta.

IFMT em Sinop abre inscrições para curso gratuito de instalador de sistema solar.

Basicamente, o aparelho deve estar instalado o mais afastado possível da exposição solar. Dessa forma, você terá um custo menor na sua utilização. Inclusive, os melhores locais para instalar o aparelho é onde há uma boa ventilação.

Relacionados
Mais recentes