1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Vivo inaugura usinas de energia solar fotovoltaica em Sergipe e reitera a sua missão enquanto empresa sustentável
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Vivo inaugura usinas de energia solar fotovoltaica em Sergipe e reitera a sua missão enquanto empresa sustentável

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/07/2022 às 15:30
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
usinas de energia solar fotovoltaica
Usinas de energia solar fotovoltaica (Reprodução: divulgação)

A Vivo inaugurou essa semana, em parceria com o Grupo Gera, duas usinas de energia solar fotovoltaica no modelo de geração distribuída, nos municípios de Lagarto e Itabaiana, em Sergipe. Os empreendimentos produzirão 860 MWh/ano, o suficiente para abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na região.

A iniciativa integra o projeto da Vivo de implantar 85 usinas de energia solar, hídrica ou biogás em todo o Brasil. Atualmente, a empresa já conta com 33 usinas em operação. Somente no Nordeste, é prevista a implementação de 13 usinas, sendo que sete delas já estão em funcionamento.

Conforme a Vivo, 61% das usinas de geração serão de fonte solar, 30% hídrica e 9% de biogás. No total, serão produzidos mais de 711 mil MWh/ano, o que é suficiente para abastecer o consumo de uma cidade com até 320 mil habitantes.

Usinas não são a única estratégia da Vivo

Além das usinas de energia solar, a Vivo também está investindo em eficiência energética. No último ano, o programa da Vivo conseguiu economizar 62,38 GWh. O desafio ambiental da empresa é reduzir em 90% o consumo de energia por unidade de tráfego até 2026, e permanecer com 100% de sua eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.

Outro ponto a ser levantado é que desde 2018, o consumo de energia da Vivo é 100% renovável. Naquele ano, o consumo foi de 26% de renováveis para 100%, através da aquisição de certificados de energia (I-RECs) de fonte eólica para os 74% restantes. Basicamente, o I-RECs são certificados internacionais de energias renováveis.

Dessa forma, a empresa está mais perto de sua missão e antecipou em 12 anos a sua meta de consumo completamente renovável, que estava prevista para 2030. Além disso, ela reduziu em 70% as suas emissões de CO2 com relação a 2015. Desde 2019, a Vivo passou a ser uma empresa neutra em carbono, o que mostra o seu compromisso com o meio ambiente.

Em dezembro de 2021, a empresa inaugurou, em Santos, a sua primeira usina de geração distribuída a biogás no estado de São Paulo. A usina foi instalada em uma área de 1.490 metros quadrados, somada ao aterro Terrestre Ambiental, e utiliza entre 2.500 e 5.000 Nm³/h de biogás, que possui um alto teor de metano para gerar energia elétrica e outros créditos de carbono.

Atualmente, são produzidos e injetados na rede da companhia de distribuição CPFL Piratininga 20.850 MWh/ano, sendo a quantidade suficiente para suprir o consumo de mais de 1000 unidades Vivo.

Além disso, em outubro do ano passado, a empresa inaugurou sua primeira usina de GD a partir do biogás, no Rio de Janeiro. A usina, com capacidade de geração de mais de 11 mil MWh/ano, foi instalada em São Pedro da Aldeia, situada na Região dos Lagos.

Leia mais: A empresa Fortlev Solar está com vagas abertas, recrutando montadores, técnicos em manutenção e mais, veja!

Usinas de energia solar suprem a energia necessária para o 5G

Conforme um levantamento da Boston Consulting Group (BCG), o setor das TICs é responsável por 3 a 4% das emissões globais de CO2. Neste sentido, a utilização de dados móveis teria um crescimento global de 60% em 2022, o que levaria a indústria a ser responsável por um recorde de 14% das emissões globais de CO2 até 2040. Neste contexto, 90% das emissões partiriam de atividades da cadeia de distribuição, como o consumo de energia.

No Brasil, o consumo de energia é a principal fonte de emissão, o que tem levado muitas empresas de telecomunicações a investir em energia renovável, além de estratégias de descarbonização.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva energia renovável e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x