Sunday, 24 de October de 2021

1º Parque de Energia Eólica será instalado em Alagoas: único estado do Nordeste que não possui fonte de Energia Renovável

Governo do Estado irá lançar seu Parque de Energia Eólica e contará com apoio do Iteral para estudar a implantação de sua primeira fonte de Energia Renovável

Governo do Estado irá lançar seu Parque de Energia Eólica e contará com apoio do Iteral para estudar a implantação de sua primeira fonte de Energia Renovável

Um novo projeto pode estar prestes a sair do papel e beneficiar grandemente o Estado de Alagoas. A princípio, foi realizada uma pequena reunião na sede da administração do órgão de Terras, nessa última segunda-feira, (27/09), e contou com a participação de Allan Pierre, secretário executivo, o diretor presidente, Jaime Silva e o gerente de recursos energéticos, Bruno Macedo. A expectativa do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é conseguir uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e juntos, fazer com que o primeiro Parque de Energia Eólica saia do papel, para que o Estado ganhe uma fonte de Energia Renovável.

Notícias que talvez possam ser interessantes:

Alagoas deixará de ser o único Estado do Nordeste que não possui fonte de Energia Renovável, ao construir o Parque de Energia Eólica

Apesar de a Energia Renovável estar sendo um dos principais métodos no combate a crise hídrica que assola o país, Alagoas é o único, dentre os nove estados que compõe a região Nordeste, que não possui nenhum projeto ou incentivo de energia eólica ou solar. No decorrer do encontro, os principais tópicos debatidos foram acerca da economia e empregos que seriam gerados caso o projeto realmente venha a acontecer.

Para que um Parque de Energia Eólica seja construído, uma das maiores preocupações é quanto ao impacto ambiental que será gerado. Portanto, para evitar que isso aconteça, é quo planejamento vem sendo realizado com cautela e analisando qual seria o melhor método que possua um baixo impacto ambiental. Além disso, outro ponto a ser discutido, é quanto a tecnologia que será empregada nessa construção.

A Casa dos Ventos é uma das empresas de Energia Renovável que já demonstrou interesse em fechar uma parceria com o Governo do Estado e juntas, construírem o 1º Parque de Energia Eólica do Estado de Alagoas. A dúvida crucial era sobre o local onde a nova construção seria erguida. No entanto, o Iteral logo resolveu o problema, ao sugerir a Serra do Parafuso, em Mata Grande, situada no Alto do Sertão alagoano. O local é ideal para a instalação de energia eólica, tendo em vista a grande incidência de ventos.

Estudos estão sendo realizados no local escolhido pelo Iteral

Para agilizar os procedimentos, os órgãos já enviaram para o local, uma equipe técnica. Eles serão responsáveis por realizar a regularização fundiária, identificar os imóveis e demarcar todo o território que será utilizado. A área onde o Parque de Energia Eólica será construído possui, aproximadamente, 300 imóveis rurais. Desse total, acredita-se que 120 já possuem a documentação necessária pronta, esperando apenas, que o governador Renan Filho, assine.

A expectativa é que a regularização dos 180 imóveis rurais que estejam faltando, seja acertada no decorrer dos próximos dias. Caso isso seja possível, a entrega da documentação oficial seria realizada de forma rápida, para que as próximas etapas possam ser iniciadas. E assim, o parque seja construído nos próximos meses, levando uma energia mais limpa e sustentável para a comunidade. Além de contribuir de forma significativa, para a preservação do meio ambiente, ao optar por uma fonte de Energia Renovável.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.