Início Urca Energia compra a Gás Verde e aumenta a sua produção de biometano no país

Urca Energia compra a Gás Verde e aumenta a sua produção de biometano no país

janeiro 30, 2022 às 8:40 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A Urca Energia segue com seus projetos voltados para as energias renováveis e comprou a empresa Gás Verde para expandir a sua produção de biometano no país
A Urca Energia segue com seus projetos voltados para as energias renováveis e comprou a empresa Gás Verde para expandir a sua produção de biometano no país. Fonte: Reprodução

A Urca Energia segue com seus projetos voltados para as energias renováveis e comprou a empresa Gás Verde para expandir a sua produção de biometano no país

A companhia do setor energético Urca Energia anunciou, durante esta última quinta-feira, (27/01), a aquisição da empresa Gás Verde, que é famosa pela produção de biometano e biogás no Brasil. Assim, a companhia segue com seus esforços e projetos no segmento das energias renováveis, para expandir ainda mais a produção de biometano, sendo a maior no território brasileiro.

Veja também:

Compra da Gás Verde por parte da Urca Energia faz parte de iniciativa voltada para a expansão da produção de biometano

A Gás Verde é uma empresa que produz biometano a partir de resíduos de aterro sanitário, em Seropédica, além de possuir duas plantas de geração de energia a partir de biogás em Nova Iguaçu e São Gonçalo, ambas localizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Assim, a companhia Urca Energia viu a oportunidade de expandir seus negócios nas energias renováveis e realizou a compra da Gás Verde nesta semana.

Após a compra da empresa, a Urca Energia se consagra como a maior produtora do recurso do país inteiro, contando agora com três usinas que vão gerar mais de 400 mil m³ de biometano por dia. A companhia investiu cerca de R$ 1,2 bilhão no projeto, envolvendo a compra da empresa e novos investimentos que serão realizados para potencializar a produção de energias renováveis no país. Outro ponto importante do acordo é que a empresa irá substituir as duas térmicas a biogás por plantas de biometano até 2023, em Nova Iguaçu e São Gonçalo.

O investimento realizado na compra da Gás Verde representou um grande avanço no setor das energias renováveis, uma vez que, somente a Seropédica de 120 mil m³, por dia, já representa 50% do market share nacional na produção de biometano. As projeções agora é que esse números cresçam de forma exponencial nos próximos anos, principalmente com a substituição das plantas de biogás para a produção de biometano. 

Urca Energia afirma que compra foi realizada de forma estratégica em momento de transição energética no mercado brasileiro atual 

Apesar de terem sido necessários grandes investimentos para os novos projetos voltados para as energias renováveis da Urca Energia, incluindo a compra da Gás Verde, a empresa será bastante beneficiada com os negócios realizados. Isso acontece pois o Brasil está passando por uma constante transição energética e o mercado nacional vem investindo cada vez mais em fontes alternativas desse recurso. Assim, a compra da companhia de biometano vem em um momento bastante estratégico para a Urca Energia. 

Marcel Jorand, diretor executivo do grupo Urca Energia e CEO da Gás Verde, comentou sobre a importância dessa aquisição e destacou que “o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 30% as emissões de metano até 2030. A aquisição da Gás Verde reforça o nosso alinhamento às metas da ONU de redução das emissões de gases de efeito estufa. A adoção de biocombustíveis é o caminho mais eficiente para uma mudança efetiva no processo produtivo das empresas”.

Outro ponto destacado pelo executivo nos projetos atuais das empresas é que o biometano é um recurso altamente versátil e permite muita previsibilidade em relação aos preços e à produção, já que se trata de um produto nacional e os preços não podem variar em razão de oscilações do câmbio e do preço do petróleo, como acontece com o gás natural. A companhia agora seguirá com seus investimentos voltados para o setor e deverá anunciar novos projetos nos próximos anos.

Relacionados
Mais recentes