Sunday, 24 de October de 2021

Programa de Crescimento Verde está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, para gerar vagas de emprego no setor de Energia Renovável e outras frentes sustentáveis

Programa de Crescimento Verde ofertado pelo Governo Federal visa gerar vagas de emprego em Energia Renovável e outros setores sustentáveis

Mirando em um país que preze pela sustentabilidade, Programa Crescimento Verde irá ofertar vagas de emprego setores sustentáveis, como Energia Renovável e agricultura sustentável

Nessa última quarta-feira, 22, após retomar de Nova York, Joaquim Leite, o ministro do Meio Ambiente, revelou que um novo plano, que visa a geração de novas vagas de emprego está sendo debatido em parceria com Paulo Guedes, ministro da Economia. Denominado Programa de Crescimento Verde, visa gerar mais empregos para os profissionais que atuam nos seguintes setores: agricultura sustentável, energia renovável, ecoturismo, indústria de baixa emissão, saneamento básico e tratamento de resíduos. A expectativa é que o plano seja lançado até o final de outubro, para incentivar a sustentabilidade no país.

Confira mais notícias:

A importância do Programa de Crescimento Verde para o setor de Energia Renovável no Brasil

Durante a Assembleia da ONU, o ministro do Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para mostrar o objetivo do plano, e o impacto que ele traria para o Brasil e outros países que resolvessem contribuir. Dessa forma, Leite apresentou para Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, a Alok Sharma, presidente da COP26 e ao John Kerry, representante de mudança climática de Joe Biden.

Entre eles, John foi o que disponibilizou auxílio. Afinal, o Programa brasileiro possui um perfil semelhante ao que está em fase de desenvolvimento nos Estados Unidos, uma medida adotada após a chegada de Joe a presidência. Assim, ambos os projetos têm como objetivo, ampliar o investimento no que diz respeito a modernização da infraestrutura dos setores produtivos.

Dessa forma, será possível obter duas vantagens com um único investimento, ou seja, o aumento na competitividade e a redução na emissão de gases que poluem o meio ambiente. A ajuda foi aceita e a perspectiva agora é que ela seja iniciada através das próprias companhias americanas que estão atuando no Brasil, seja no ramo de Energia Renovável, automóveis ou do agronegócio.

O fator principal é que o Programa Crescimento Verde tenha início para gerar vagas de emprego para a população. Inclusive, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também teve um encontro produtivo para o seu setor com a Jennifer Granholm, secretária americana de Energia.

Energia renovável e outras fontes sustentáveis, poderão ganhar mais visibilidade no Brasil

Desde o início da crise hídrica, a população vem dando maior importância para as fontes de Energias Renováveis. Além de amenizar a conta de luz no final do mês, essas fontes contribuem imensamente para a redução na emissão de gases poluentes. Caso o Programa Crescimento Verde realmente saia do papel ainda esse ano, a previsão é que sejam disponibilizadas mais vagas de emprego para os profissionais que atuam nesse setor e assim, estará contribuindo diretamente para a sustentabilidade.

Conheça um pouco mais sobre o Programa de Crescimento Verde. Fonte: CNN

Durante o seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, o presidente Bolsonaro enfatizou que, “o futuro do emprego verde está no Brasil”. Caso isso seja bem trabalhado nos próximos meses, o país ganhará mais visibilidade mundo a fora e outros países irão nos procurar para fechar novos acordos e parcerias. Portanto, nesse momento, é crucial que o Programa Crescimento Verde, seja lançado no Brasil. E com os objetivos sendo alcançados, os próximos meses serão marcados por um país que se preocupa com o meio ambiente, visando empresas que promovam a sustentabilidade, gerem mais vagas de emprego e contribuam para a economia do Brasil.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.