Início Primeiro navio de instalação eólica terá pacote de propulsão inovador oferecida pela Steerprop

Primeiro navio de instalação eólica terá pacote de propulsão inovador oferecida pela Steerprop

agosto 17, 2022 às 7:13 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
navio de instalação eólica
Navio de instalação eólica (Reprodução: divulgação)

Uma das principais empresas projetistas e fabricante de sistemas de propulsão de alto desempenho, a Steerprop, recebeu um grande pedido para fornecer o pacote de propulsão completo para um navio de instalação eólica, ou WIV,de última geração. Neste sentido, foi informado que o grande pedido se baseia no amplo suporte da Steerpro e no histórico de sucesso da empresa no fornecimento de soluções adequadas para o setor de energia renováveis offshore.

Sendo informações internacionais, o grande pedido foi realizado em maio deste ano, pela Sembcorp Marine Ltd, que está sediada em Cingapura. O pedido garantiu um contrato para a construção do navio de instalação eólica para a Maersk Supply Service, que está situada na Dinamarca. Atualmente, especialistas experientes da Steerprop trabalharam em estreita cooperação com a Sembcorpo Marine para oferecer o melhor processo de design.

Sendo assim, o gerente de vendas da Steerprop, Olli Knihti, apontou que, na Steerprop, toda a equipe está comprometida em trabalhar com forte colaboração com seus clientes, especialmente durante os estágios de design de cada projeto. Segundo ele, essa colaboração permite que a solução ideal para a aplicação específica e as condições operacionais perfeitas a serem criadas.

Além disso, que pontua que “Este projeto enfatiza nossa capacidade de fornecer um amplo pacote de soluções de alta qualidade que atendem aos mais recentes requisitos de projeto e necessidades operacionais. Sendo assim, também podemos oferecer suporte aos clientes durante todo o ciclo de vida da embarcação com nossa abordagem Resolve to Perform.”

Steerprop terá tecnologia inovadora para o navio de instalação eólica

Atualmente, o escopo da empresa inclui seis propulsores de azimute de acionamento em L da Steerprop, com potência de saída de 4500 kW, além de dos propulsores de túnel Steerprop de 900 kW, construído para suas operações de posicionamento dinâmico, manobra e trânsito. Sendo assim, para oferecer um melhor suporte a operações seguras e confiáveis com baixos custos de ciclo de vida, o monitoramento de condição Steerprop Care também está incluído como parte do pacote.

Neste sentido, o modelo jack-up WIV possui um design inédito, com um sistema de transferência de carga patenteado pela Maersk Supply Service. Além disso, o projeto também leva em consideração a necessidade de operar com segurança e eficiência nas duras condições do mar, no qual o navio de instalação eólica provavelmente enfrentará enquanto atender ao projeto Empire Offshore Wind, realizado na costa leste dos EUA. Dessa forma, isso estabeleceu altos requisitos para garantir a eficácia e confiabilidade de propulsão, algo que somente a Steerprop conseguiu demonstrar durante o projeto.

Sendo assim, Wong Teck Cheong, vice-presidente sênior da Sembcorp Marine Rigs & Floaters, frisou que “Em colaboração com a Maersk Supply Service, a Sembcorp Marine projetou e construiu um WIV capaz de operar com alto nível de eficiência e lidar com a próxima geração de turbinas eólicas, que são ampliados em tamanho com pás de rotor mais longas e mais leves e torres mais altas. Além disso, a embarcação é projetada para lidar com a instalação de estruturas maiores e para garantir a eficiência operacional das instalações de turbinas eólicas. Os propulsores Steerprop desempenharão um papel essencial para permitir essa eficiência.”

Sobre a iniciativa da Maersk, Frederik Smith, diretor técnico da empresa, comentou: “Na Maersk Supply Service, estamos comprometidos em usar nossas capacidades e mentalidade para apoiar o desenvolvimento do setor eólico offshore. Este conceito inovador baseia-se na nossa experiência marítima para garantir uma instalação mais eficiente de parques eólicos. Central para operações eficientes será o pacote de propulsores a ser entregue pela Steerprop, que tem um forte histórico no setor offshore, e esperamos uma colaboração positiva com eles”.

Leia mais: RS tem alta expectativa de exploração da energia eólica; diversas empresas no papsi querem explorar na região

Relacionados
Mais recentes