A Casa dos Ventos será a responsável pela administração do primeiro parque eólico do estado de Alagoas e, com isso, irá investir na sustentabilidade na região por meio da produção de uma energia renovável e totalmente consciente
Uma nova parceria que visa a sustentabilidade no estado de Alagoas foi firmada entre o governo estadual e a companhia Casa dos Ventos que, durante a última quinta-feira, (07/04), comentou sobre o projeto. Assim, será construído o primeiro parque eólico do estado, com foco na produção de energia renovável para o abastecimento da região de forma mais consciente.
Veja também:
Primeiro parque eólico do estado de Alagoas será construído em parceria com a Casa dos Ventos, como forma de fomentar o desenvolvimento da sustentabilidade na região
A expansão da produção de energia renovável, com foco na solar e na eólica, está cada vez mais presente em todo o território brasileiro e, como forma de dar continuidade à iniciativa de sustentabilidade, o governo do Alagoas irá realizar a construção de um parque eólico para o abastecimento da região. O estado ainda é o único de todo o nordeste brasileiro que não possui um complexo de geração de energia eólica e, com esse projeto, pretende mudar essa realidade e expandir a matriz energética estadual.
Assim, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) se uniram para tirar do papel o projeto de construção do parque eólico que estava sendo pensado desde o ano de 2017, quando o Iteral executou a intermediação para facilitar a negociação entre a Prefeitura de Mata Grande e a empresa Renova Energia, mas acabou sendo engavetado e deixado de lado pelo governo do estado.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Agora, a administração de Alagoas está em negociações com a Casa dos Ventos para a realização do projeto de sustentabilidade, uma vez que a companhia demonstrou interesse na construção e no controle do complexo de geração de energia eólica após a finalização das obras de construção da planta. Além disso, já foram realizados o serviço de revisão dos limites territoriais, a identificação do local mais estratégico e a avaliação da área com maior incidência de ventos, o que garante uma facilidade muito maior de levar a iniciativa adiante de forma mais acelerada.
Casa dos Ventos é referência na produção de energia renovável e será a responsável pelo controle e administração do parque eólico em desenvolvimento em Alagoas
A área para a construção do parque eólico já foi definida pelo governo do estado e, além disso, já houve a regularização fundiária com a realização do levantamento topográfico e o georreferenciamento da área, que totalizou 14.000 hectares disponíveis para a construção da planta de geração de energia renovável no estado. Com isso, a Casa dos Ventos poderá ter uma segurança maior no desenvolvimento do projeto e conseguirá acelerar as licitações necessárias.
A companhia é uma das maiores no território brasileiro no que se trata de produção de energia renovável com foco na fonte eólica e já atua no mercado nacional há 15 anos, com projetos desenvolvidos em todo o país e que garantem uma boa eficiência na produção do recurso.
Por fim, o gerente de projetos eólicos da Casa dos Ventos, Daniel Monteiro Alves, comentou sobre a parceria com o governo do estado e afirmou: “Nós só temos a agradecer ao Estado de Alagoas, em especial ao Instituto de Terras por essa parceria, porque foram muitos solícitos quando apresentamos a dificuldade da situação fundiária na região do empreendimento. O Estado, sabedor da importância de um empreendimento deste porte, colocou à disposição os servidores para que se resolvesse rapidamente essa situação”.