Segundo uma pesquisa levantada pelo Instituto Americano de Física, ao realizar a junção de uma fonte de biomassa e de energia solar, pode-se suprir toda a necessidade que uma casa possui de “comprar energia” durante o inverno mais rigoroso. Isso acontece porque muitos norte-americanos enfrentam dificuldades de produção solar por falta de raios solares.
A energia solar produz em menor quantidade durante o inverno, visto que o dia termina mais cedo e os raios são menos intensos por causa da posição na qual o planeta Terra está localizado. Ou seja, para suprimir as necessidades de mais produção, o uso de biomassa poderia ser o suficiente. Dessa forma, as casas, principalmente no meio rural e em locais mais gelados, poderiam fazer o uso de um sistema híbrido.
Leia mais sobre:
- Portal oferece curso gratuito com certificado sobre Aquecedores Solares e Energia Solar: veja como se inscrever e ver aulas online
- Toyota fecha acordo com empresa de baterias e-Zinc para testar parque de energia eólica no Texas: duração das baterias vai ser 10 vezes maior
- China pretende duplicar produção de energia solar até o ano de 2025 com novas tecnologias de mercado
- Projeto de sustentabilidade da Unifap leva painéis de energia solar fotovoltaica para o abastecimento de comunidades isoladas no interior da Amazônia
- Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego
Conheça a pesquisa sobre o uso de biomassa
A pesquisa foi publicada pelo “Journal of Renewable and Sustainable Energy” e, como dito anteriormente, aborda sobre os resultados positivos que as casas norte-americanas têm ao fazer uma associação de duas fontes de energia renováveis, como é o caso da biomassa e solar.
Segundo os dados liberados, essa associação poderia fazer com que a conta de energia elétrica viesse zerada, ao mesmo tempo em que se torna mais ético com o meio ambiente ao não liberar rejeitos como acontece com a queima de carvão e combustíveis fósseis.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Os pesquisadores que fizeram parte do projeto, que estão distribuídos tantos nos Estados Unidos quando na China,discorreram sobre o fato de que essas duas associações, a longo prazo e por uma grande parte da população, poderia reduzir de forma exponencial as emissões de dióxido de carbono, visto que não seria mais necessário depender das empresas de produção, que fazem o uso de carvão mineral e de petróleo para grande escala energética populacional.
Gaoyang Hou, co-autor do projeto, afirma que, a partir do uso de aparelhos híbridos em casa, consegue-se ter uma fonte de energia renovável que seja 100% limpa. Segundo ele, o sistema pode ser bastante conveniente quando está localizado em áreas que são rurais: “Demonstramos como esse sistema híbrido fornece uma solução de aquecimento mais limpa e com maior eficiência energética do que o combustível fóssil em residências unifamiliares”.
Hoje em dia, a biomassa pode ser produzida através de restos de matéria orgânica, como é o caso da polpa de madeira e até mesmo casas de nozes, palha de milho e rejeitos liberados pelos animais.
Os estudos estão se centralizando em regiões que liberam elevadas quantidades de gases, que são prejudiciais para o efeito estufa. As novas descobertas poderão ajudar os cidadãos que vivem em áreas muito frias, em que a temperatura cai em mais de 20 graus celsius. Nas pesquisas, um sistema fotovoltaico geraria ao menos 52% de toda a energia disponível, ao mesmo tempo em que a biomassa geraria os 40%, sobrando apenas 8% para a dependência de órgãos produtivos externos.