Início Empresa Unigel dispensa Memorando de Entendimento e fecha parceria com a empresa alemã Thyssenkrupp, fornecedora de energia renovável

Empresa Unigel dispensa Memorando de Entendimento e fecha parceria com a empresa alemã Thyssenkrupp, fornecedora de energia renovável

julho 28, 2022 às 2:51 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Empresa Unigel
Empresa Unigel (Reprodução: divulgação)

Atualmente, a empresa Unigel é a maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do Brasil, e na última semana, dispensou o Memorando de Entendimento com o Governo do Estado da Bahia e anunciou uma nova medida: uma parceria com a empresa alemã Thyssenkrupp Nucera.

Que lhe fornecerá uma inovadora tecnologia de eletrólise. Além disso, a empresa também disponibilizará todos os equipamentos de para implantação da primeira unidade industrial de produção de Hidrogênio Verde do país.

Além disso, a empresa também divulgou um contrato com a Casa dos Ventos, pertencendo ao empresário cearense Mário Araripe, cuja missão será produzir energia limpa e renovável, extremamente necessária para a produção de HV2. Neste sentido, a Empresa Unigel informou que tem um investimento estimado em US$120 milhões, algo em torno de R$650 milhões. A Thyssenkrupp é líder mundial em eletrólise, e parece despontar como uma boa parceria para o setor no Brasil.

A fábrica de HS2 da Empresa Unigel está situada no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, e em sua primeira fase, terá capacidade para produzir cerca de 10 mil toneladas de Hidrogênio Verde ao ano, além de outras 60 mil toneladas de Amônia Verde.

Posteriormente, durante a segunda fase do projeto, que está prevista para entrar em operação em 2025, a empresa Unigel pretende quadruplicar a sua produção de Hidrogênio Verde e de Amônia. É estimado que o empreendimento possa gerar cerca de 500 empregos diretos.

Em uma nota divulgada à imprensa, a Empresa UNigel afirmou que a fabricação de Hidrogênio e Amônia Verde já é um dos desdobramentos de outras ações que a empresa tem realidade, tal qual a parceria com a Csa dos Ventos, que é uma das maiores geradores de energia renovável do Brasil. Atualmente, a empresa produz e entrega energia eólica, com um investimento superior a R $1 bilhão.

Empresa Unigel terá benefícios com nova parceria

O CEO da Empresa Unigel apontou que a instituição está focada em investimentos que permitam a descarbonização de suas operações, além de poder contribuir significativamente para as soluções da indústria.

Somente durante a primeira fase do projeto, a empresa adquiriu da Thyssenkrupp três eletrolisadores que possuem capacidade total de 60 MW de energia. Basicamente, esses eletrolisadores trabalham separando as moléculas de água, de onde é formado o oxigênio e o hidrogênio.

Sobre a iniciativa, o CEO da Thyssenkrupp na América Latina, Paulo Alvarenga afirmou que o projeto da Empresa Unigel é inovador, sendo o primeiro do gênero no Brasil. Além disso, ele acredita que o projeto reforça o pioneirismo e o empreendedorismo de uma das maiores empresas químicas do país. Ele também mencionou que a Thyssenkrupp está orgulhosa da parceria, e que pretende compartilhar uma boa experiência a partir do fornecimento inigualável que a empresa possui em seis décadas de atuação.

Leia mais: CI retoma em agosto a análise de exploração de energia eólica, solar e das marés em alto-mar, afirma texto.

A inflação está menor: Empresa Unigel deverá ser beneficiada

No último dia 25, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), referente ao mês de julho, foi liberado. O índice caiu de 0,67% em junho para 0,13% neste mês, em uma índice abaixo do 0,16% estimado pelos operadores do mercado. Basicamente, a diminuição foi a maior queda da inflação nos últimos dois anos.

Neste sentido, observou-se que houve deflação de 1,15% nos preços administrados (energia, combustíveis e transporte público). Paralelamente, também foi observado que outros setores como educação, transporte, saúde, telecomunicações, beleza, tecnologia da informação, advocacia e entre outros, tiveram um aumento de 0,84%.

Conforme os novos dados do IPCA, o leite longa vida foi o produto com a maior alta de junho para julho, com um aumento de 22,27%. Entretanto, diversas apostas do mercado acreditam que ao longo do segundo semestre as taxas de inflação permanecerão baixas.

Relacionados
Mais recentes