Início Carro elétrico de aplicativo já roda em São Paulo

Carro elétrico de aplicativo já roda em São Paulo

julho 14, 2022 às 4:14 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Carro elétrico
Carro elétrico (Reprodução: divulgação)

Nos últimos dias, o BYD D1 EV, um carro elétrico de uma montadora chinesa, desenvolvido para uso em aplicativos de carona, já está rolando na cidade de São Paulo.

Inicialmente, o carro elétrico será utilizado pela 99 para as corridas na capital paulista.  Atualmente, apenas uma unidade do carro está trabalhando na cidade, com um motorista selecionado pela empresa para o período de testes.

Neste contexto, a experiência está inclusa na Aliança pela Mobilidade Sustentável, um movimento criado pela 99 em parceria com algumas empresas como Ipiranga, Caoa Chery, Raízen, Movida, Tupinambá Energia, Zletric e Unidas. A iniciativa busca viabilizar o uso de carros elétricos no Brasil.

Dessa forma, o BYD D1, o carro elétrico usado na experiência da 99, foi desenvolvido com essa perspectiva, já que oferece diversos itens de segurança ativa, espaço para vários passageiros e autonomia para atuar em um espaço urbano.

Dentre os seus recursos em destaque, pode-se citar o piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa (LDW), frenagem de emergência autônoma (AEB) e o aviso de colisão com pedestres (PCW).

BYD D1: Um carro elétrico perfeito para as cidades

Em desempenho, o BYD D1 oferece 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, o que garante uma condução ágil e sem grande problema na rota urbana. Segundo a BYD, a autonomia do carro elétrico é de 370 km, entretanto, tais condições podem se alterar dependendo do seu uso e ambiente.

Quando observamos como o carro foi construído, fica perceptível a vocação para o transporte que ele possui. Isso porque é possível contar com um grande espaço na parte traseira, portas corrediças, além de um sistema de infotenimento que estará conectado com a interface da 99. Dessa forma, será possível que o motorista faça corridas e cobranças no próprio veículo.

Já é possível andar no carro elétrico do 99?

Primeiramente, vale citar que o carro elétrico da 99 fará viagens como qualquer outro veículo. Sendo que, atualmente, somente uma unidade está atuando em São Paulo e, até o momento, não há previsão de novos veículos à disposição da cidade. Por isso, é necessário que você tenha sorte ao solicitar a sua corrida.

Carros elétricos ganham espaço no Brasil

Em um crescimento cada vez mais acelerado, as vendas de carros elétricos no Brasil já mostram a sua força, especialmente por alguns componentes que garantem que essa tendência fique ativa por um bom tempo, embora ainda não seja possível analisar o cenário a longo prazo.

Neste sentido, Adalberto Maluf, presidente da ABVE — Associação Brasileira do Veículo Elétrico apontou que a cada dia que passa, mais pessoas estão dispostas a aderir à mobilidade elétrica. Isso porque conta das suas vantagens, não apenas ambientais, mas também sobre valores e detalhes operacionais.

Dessa forma, somente no primeiro semestre de 2022, 3.395 novos veículos totalmente elétricos foram emplacados no país, um aumento de 19% comparado ao mesmo período de 2021. Em junho deste ano, 1.089 carros elétricos foram vendidos no país, um aumento de 27% na participação de vendas eletrificadas no país.

CAIU! ANEEL REDUZ TARIFAS SOBRE CONTAS DE ENERGIA EM 8 ESTADOS; CONFIRA A LISTA.

Uma estimativa da ABVE, aponta que o setor de cargas urbanas leves terá uma participação fundamental na eletrificação do transporte do Brasil. Isso porque o carro elétrico está cada dia mais presente nas empresas de logística e grandes varejistas, que adotaram a agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

Por fim, podemos dizer que o carro elétrico ainda é caro comparados ao seu equivalente à combustão, especialmente para os consumidores comuns. Porém, no caso de empresas e suas frotas, esses modelos fazem bastante sentido — devido à alta rodagem — e a busca por veículos elétricos é maior, impulsionando a rotatividade do setor.

Relacionados
Mais recentes