O time que compõe a Amaro pressionou a empresa para que ela aderisse a uma postura ambiental em 2021 e se tornasse neutra em carbono.
Devido a pressão que a nova geração vem fazendo em cima das empresas para que elas se tornem mais responsáveis com o meio ambiente, a Amaro é uma delas. Na verdade, a varejista pretende ser a pioneira nesse quesito e prometeu que ainda esse ano, irá aderir a causa ambiental, evitando a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
De acordo com os dados, estima-se que anualmente, a empresa seja responsável pela emissão de, aproximadamente, 15 mil toneladas de CO2. Além de neutralizar a emissão, a loja quer ir ainda mais fundo e possui plano de se tornar carbono negativo. Para tentar dar início a sua nova jornada, a empresa comprou créditos de carbono, de modo que pudesse compensar pela emissão das 30 mil toneladas.
Veja também:
Qual a importância da redução de carbono para a Amaro?
Para Dominique Oliver, presidente da varejista e atuante nos setores de beleza, moda e beleza, o compromisso não será somente para esse asno, mas sim, será desenvolvido inicialmente agora, para que no decorrer dos próximos anos, a prática esteja aperfeiçoada.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Segundo Oliver, “as principais empresas do mundo estão falando em chegar à neutralidade em 20 anos, mas a cobrança interna nunca foi por uma solução sutil”. Inclusive, a cobrança parte dos próprios funcionários, devido ser uma mistura de gerações, englobando tanto a Y, quanto a Z.
Desde então, a Amaro vem buscando aprender um pouco mais acerca desse assunto e como pode fazer para diminuir a emissão do gás. Para que todo esse planejamento saísse do papel, foi necessário contratar uma consultoria especializada, a Go Green Solutions.
Assim, a Go Green mapeou toda a cadeia de produção da Amaro, para fazer um cálculo anual da quantidade de carbono liberado. Para que o valor final obtido fosse de 15 mil toneladas, o cálculo teve como base, desde a chegada do algodão, uma das principais matéria-prima, até as viagens feitas diariamente em carros de aplicativos.
Os resultados obtidos foram representados em porcentagem e somente a matéria-prima, equivale a 80% de toda a emissão de carbono. Enquanto o meio de transporte refere-se a 11%, manufatura 6%, entrega para os consumidores 2% e para armazenar, 1%.
O que a empresa deve fazer para mudar esses dados?
Para ter um compromisso ambiental, uma das soluções proposta pela Amaro é de que as entregas sejam feitas de bicicleta, quando as residências dos clientes forem próximas à loja. Atualmente, esse mecanismo já está presente na empresa e no total, equivale a 8% do método de entrega.
As metas divulgadas para reduzir essa grande quantidade de emissão são planejadas para um prazo curto de tempo. Para 2022, a meta estabelecida é reduzir esse valor emitido em 10%. Após 1 ano da primeira regra, a segunda é usar somente plásticos recicláveis em suas embalagens. 5 anos depois da implementação da primeira meta, chegou o momento de usar matéria-prima sustentável na confecção das peças, ou em 50% delas.
Enquanto as metas não são postas em prática, a os créditos de carbono adquiridos já possuem dois destinos certos. Um deles visa apoiar o Projeto Fortaleza Ituxi, que tem por objetivo, evitar que a floresta do município de Lábrea (AM) sofra por fatores externos. Já o segundo, trata-se de um projeto que coleta biogás em aterros sanitários, estando ligados à biofílica.
Ao questionar a um outro especialista nessa área, Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail, revela que “os consumidores e investidores estão cada vez mais vigilantes para essas boas práticas e vão começar a discriminar empresas que não atuem nesse segmento”. Portanto, ao que parece, a Amaro está dando um bom exemplo para as demais empresas ao assumir um compromisso ambiental.