Hoje, o uso de energia solar se tornou uma excelente opção para quem deseja unir praticidade, sustentabilidade e redução de gastos. Isso porque os usuários possuem um abatimento de até 95% Logo, dá para perceber que o que não faltam são profissionais para realizar as instalações dos painéis, até porque a instalação solar passou a ser mais acessível para os brasileiros.
Por isso, pensando em você que é um técnico de energia solar, e está em dúvida de como fazer uma vistoria técnica da melhor maneira, separamos 8 dicas que serão essenciais para você não ter problema! Sendo assim, não cometa erros e use essas dicas, pois a inspeção solar é essencial para o sucesso da obra!
Como ter uma vistoria técnica de sucesso na instalação solar?
Para ter uma instalação solar de sucesso, é necessário que o técnico observe bem o local da instalação, além de possuir os equipamentos necessários para tudo isso. Um bom projeto consiste em um plano de ação, por isso, para te ajudar neste momento, confira 8 dicas para que a sua vistoria técnica seja perfeita!
1 – Use sempre o EPI
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um item fundamental em qualquer obra. Dessa forma, numa instalação solar não poderia ser diferente. Por realizar trabalhos em altura, é ideal que o técnico sempre use EPI e não negligencie as normas de segurança durante a inspeção.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
2 – Monte uma ficha de inspeção
Para evitar perda de tempo e otimizar a sua vistoria técnica, é essencial montar uma ficha de inspeção da obra. Dessa forma, além de você não perder tempo com detalhes pouco importantes, você consegue definir o que falta e o que já está concluído dentro da obra. Além disso, o checklist consegue apontar quais materiais são necessários para dar continuidade à obra.
3 – Use aplicativos para conferir a passagem do sol
Como sabemos, uma instalação solar depende da luz do sol para acontecer. Por isso, para instalar os painéis solares da forma correta, é essencial usar aplicativos que identificam a posição do sol. Alguns aplicativos como o Sun Surveyor e o Sun Seeker, indicam a passagem do sol durante todo o ano, e são indispensáveis para qualquer técnico solar.
4 – Tenha cuidado com a escada
Uma dica fundamental para ter uma vistoria técnica de sucesso é levar a sua própria escada. Basicamente, esperar que o cliente tenha uma escada pode causar atrasos, portanto, possuir escadas portáteis, ou retráteis é fundamental para ter sucesso na sua instalação solar.
5 – Sempre tenha uma trena
Geralmente, as trenas possuem até 10 metros, mas, alguns modelos oferecem a possibilidade de medir até 100 metros! Por isso, não deixe de ter e usar suas trenas, pois elas são essenciais para identificar o tamanho da obra. Além disso, existem as trenas a laser, perfeitas para instalação solar devido serem adequadas para ambientes com muito ou pouca luz solar.
6 – Drone
Embora seja um item menos acessível, o drone é uma excelente aquisição para o instalador solar. Isso porque ele proporciona uma visão mais ampla da obra, por alcançar alturas que escadas normais não podem. Além disso, o drone facilita a visualização de possíveis erros durante a obra.
7 – Desenhe o perímetro do telhado
Durante uma instalação solar, confiar somente na área do projeto pode ser ruim, pois são feitos recortes da área, ou seja, a junção de todos eles pode mostrar um projeto “remendado”. Por isso, sempre opte por desenhar o perímetro da obra, pois assim, você garante uma melhor precisão do tamanho e não impacta negativamente a quantidade de módulos instalados.
8 – Tire fotos e faça vídeos da obra
Por fim, nada melhor do que uma velha dica: Do começo ao fim da vistoria, tire muitas fotos e faça muitos vídeos de tudo o que acontece. Isso porque você poderá ver esse material posteriormente, e analisar cautelosamente para identificar qualquer possível falha ou erro que esteja ocorrendo durante a instalação solar.
Leia mais: Taxação do Sol: Veja porque você precisa instalar energia solar ainda em 2022
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.