Em um convênio de parceria, o Banco do Nordeste e a empresa Neoenergia irão facilitar o financiamento de sistemas em residências que servirão para a produção de energia solar fotovoltaica na região
Durante esta última quinta-feira, (10/03), o presidente do Banco do Nordeste se reuniu com o CEO da companhia de energias renováveis Neoenergia para a assinatura de um convênio, visando uma parceria para os próximos anos. Assim, a parceria irá facilitar o financiamento pelos moradores da região para a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica para a produção própria nas residências.
Não perca:
Convênio é assinado entre o Banco do Nordeste e a companhia Neoenergia para a facilitação do financiamento de sistemas de energia solar fotovoltaica na região
A região do nordeste é uma das maiores no Brasil inteiro quando se trata da geração de energias renováveis, principalmente com foco na energia solar fotovoltaica, em razão da posição geográfica favorável a essa produção. Pensando nisso, o Banco do Nordeste se reuniu para uma parceria com a empresa Neoenergia que irá facilitar o financiamento da instalação de sistemas solares nas residências dos moradores nordestinos durante os próximos anos.
A assinatura do convênio aconteceu em uma reunião com a participação do presidente do banco, José Gomes da Costa, e pelo CEO da Neoenergia, Leonardo Pimenta Gadelha, e do diretor de negócios da Neoenergia, Hugo Nunes. A parceria entre as organizações destaca que a Neoenergia deverá fazer a indicação e assessorar os interessados na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica diretamente com o Banco do Nordeste, para que o financiamento possa acontecer e a instalação dos painéis solares seja feita o quanto antes, diminuindo a burocracia e o tempo necessário para o processo.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Dessa forma, o convênio visa a facilitação ao acesso do apoio técnico especializado ,gerando maior comodidade para cliente, bem como, atendendo a legislação de micro e minigeração distribuída de energia (Resolução ANEEL nº 482, de 17 de abril de 2012). Um detalhe importante da parceria é que as residências interessadas na instalação do sistema de energia solar fotovoltaica precisarão estar dentro da área de atuação do BNB (estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo), para que a assessoria e o acompanhamento da instalação possa ser realizado da melhor forma possível.
Convênio com a Neoenergia é a primeira parceria do Banco do Nordeste voltada para as energias renováveis e deverá expandir a produção de energia solar na região
Toda essa parceria entre as organizações visa atrair novos investimentos para o setor das energias renováveis no estado nordestino e expandir ainda mais a produção de energia solar fotovoltaica no Nordeste. Além disso, o convênio assinado com a Neoenergia se trata do primeiro projeto do Banco do Nordeste voltado para a produção de energia limpa na região, além de ser a porta de entrada para novas parcerias e empreendimentos futuros dentro desse segmento no mercado nacional.
Dessa forma, o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, ressaltou que a geração própria de energia solar fotovoltaica deve ser incentivada no país e afirmou que “Como banco de desenvolvimento, o BNB tem também uma preocupação com as pautas sociais e ambientais. E o incentivo à energia renovável é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região”. Essa visão é pautada nos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que mostram que os nove estados nordestinos respondem por menos de 20% da capacidade instalada do País.
Assim, com a facilitação no financiamento da instalação desses sistemas de energia solar fotovoltaica para a produção própria desse recurso nas residências da região, o Nordeste poderá crescer ainda mais no segmento das energias renováveis no país.