Após receber a certificação CemingREC pela utilização apenas de energia limpa em 2021, o Aeroporto de Confins comentou sobre seu foco em projetos de sustentabilidade para expandir o compromisso ambiental nas operações
Ganhando destaque dentro do segmento ambiental, o Aeroporto de Confins recebeu a certificação CemingREC, que ressalta a utilização de 100% de energia limpa ao longo do ano de 2021. Além disso, a administração do local comentou nessa última terça-feira, (05/04), sobre os planos do aeroporto para investir em projetos de sustentabilidade e expandir ainda mais a sua presença quanto ao compromisso ambiental no segmento sustentável do mercado.
Notícias relacionadas:
Certificação CemingREC é entregue ao Aeroporto de Confins após local ter utilizado apenas energia limpa ao longo do ano de 2021, como forma de reafirmar o compromisso ambiental
O ano de 2021 foi bastante importante para o desenvolvimento sustentável do Aeroporto de Confins e o foco do local em projetos voltados para o segmento, uma vez que a companhia utilizou apenas energia limpa ao longo de todo o ano. Assim, o aeroporto recebeu a certificação CemingREC pela marca atingida no abastecimento de energia limpa e se consagrou como um dos aeroportos mais limpos de todo o território nacional após o investimento na iniciativa durante o ano.
Além de comprovar essa utilização apenas de energia limpa, o CemingREC também ressalta o compromisso ambiental do Aeroporto de Confins, que vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente e garante mais sustentabilidade dentro das operações. O desenvolvimento de projetos voltados para a asseguração do compromisso ambiental da empresa é um grande pilar que eles destacam ao falar sobre as suas conquistas dentro do segmento.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Assim, além do CemingREC, o Aeroporto de Confins também recebeu uma premiação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo desenvolvimento de projetos de sustentabilidade ao longo do ano de 2021. Com isso, a premiação levou em consideração as ações sustentáveis implantadas pelos aeroportos ao longo de 2021 e o terminal foi premiado com a classificação no nível “Primeira Classe”, entre o grupo de aeroportos com número igual ou superior a 5 milhões de passageiros. Esse foi mais um marco alcançado pela companhia para continuar com seus investimentos na sustentabilidade dentro das operações aéreas.
Aeroporto de Confins é destaque nos projetos de sustentabilidade e também desenvolve iniciativas voltadas para o reaproveitamento da água
A utilização de energia limpa ao longo do ano de 2021 não foi a primeira iniciativa da empresa voltada para a sustentabilidade e o Aeroporto de Confins é um grande destaque dentro desse segmento no mercado aéreo. O local recebeu o selo de Aeroporto Verde, na edição 2021 do “Green Airport Recognition”, da Airport Council International (ACI), e está entre os aeroportos certificados pelo programa ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) quanto à redução de emissões de gases poluentes na atmosfera, um grande marco para essa companhia.
Assim, o CEO da BH Airport, Kleber Meira, comentou sobre a relevância da certificação de utilização de energia limpa em 2021 e destacou o compromisso ambiental da empresa, afirmando que “Obter essa certificação evidencia o nosso compromisso em utilizar os recursos naturais de forma consciente, bem como o engajamento das equipes para desenvolver projetos que tenham reflexos na redução das emissões de gases de efeito estufa. O aeroporto atua para se tornar o aeroporto mais sustentável do país e a conquista contribui para fortalecer essa ambição”.
Por fim, o local também investe em outros projetos de sustentabilidade, como o de reaproveitamento de água, contando com um sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais instalado no Terminal de Passageiros 2 e também no Terminal de Passageiros 1, o que garante uma operação cada vez mais sustentável nos locais.