Saturday, 04 de December de 2021

Painéis fotovoltaicos podem fornecer até 30% a mais de energia em carros elétricos

Empresas desenvolvem painéis fotovoltaicos para utilizar em carros elétricos e otimizam em até 30% a produção de energia solar nesses veículos

A OPES Solutions e a Fraunhofer CSP desenvolveram painéis fotovoltaicos que podem ser utilizados em carros elétricos e otimizam em até 30% a produção de energia solar nesses veículos

A corrida em busca de soluções alternativas para automóveis é cada vez mais crescente e os carros elétricos vêm se popularizando ao redor do mundo inteiro. Pensando nisso, as empresas OPES Solutions e Fraunhofer CSP desenvolveram e anunciaram, neste último domingo, (07/11), a utilização de painéis fotovoltaicos para esses carros, que podem produzir até 30% a mais de energia solar para o funcionamento dos veículos.

Talvez você possa gostar:

Painéis SolFlex utilizam energia solar e podem ser bastante úteis em carros elétricos 

O desenvolvimento dos painéis fotovoltaicos para carros elétricos das empresas OPES Solutions e Fraunhofer CSP visa a otimização da produção autônoma de energia nos carros elétricos e podem oferecer até 30% a mais desse recurso durante a utilização. Os painéis utilizam a mesma tecnologia tradicionalmente utilizada em residências e edifícios, entretanto, contam com uma constituição mais flexível que permite a sua utilização nesses veículos de forma satisfatória. 

O SolFlex é constituído de bases solares cristalinas, que proporcionam um aumento de 30% na potência por metro quadrado, quando comparado com os painéis fotovoltaicos da atualidade. Além disso, ele conta com 15 graus no raio de curvatura, o que permite aplicá-lo em qualquer superfície dos carros elétricos. Os painéis também possuem 2,9 mm de espessura e são cerca de 70% mais finos do que os que são comercializados atualmente, o que garante mais facilidade para a aplicação nos veículos. 

Painel Solar SOLFLEX
Painel Solar SOLFLEX

Segundo o fundador e diretor da OPES Solutions, Robert Handel, a integração da energia solar aos automóveis e a utilização dos painéis fotovoltaicos para isso podem fazer com que a emissão de gases seja altamente reduzida, uma vez que esses veículos são responsáveis por cerca de 29% da emissão de gases na atmosfera, que impactam negativamente o meio ambiente a longo prazo. Assim, eles visam uma alternativa mais ecológica e sustentável para esse meio de transporte tão utilizado no dia a dia.

SolFlex podem ter diversas utilizações e garantem benefícios ao meio ambiente 

A utilização dos painéis fotovoltaicos em carros elétricos é o principal objetivo da OPES Solutions e da Fraunhofer CSP, uma vez que um veículo de mercadorias que utilize essa tecnologia pode reduzir a emissão de CO2 na atmosfera para 890 kg e, além disso, minimizar os custos com a eletricidade para a sua utilização, uma vez que todo o recurso necessário será gerado de forma autônoma pelo veículo através da energia solar. 

Além disso, uma outra vantagem desses painéis para os carros elétricos é a utilização da energia gerada em outras funcionalidades do carro, como por exemplo tomadas, portas USB e aparelhos eletrônicos conectados ao veículo. Os painéis SolFlex também podem ser utilizados em bicicletas elétricas e otimizarem a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de ser um ótimo investimento em custo-benefício a longo prazo, em relação ao gasto com a eletricidade. 

Robert Handel, fundador e diretor da OPES Solutions, comentou acerca dos benefícios dos painéis fotovoltaicos e da necessidade de expandir esse negócio e afirmou que, o que antes era utilizado somente em outras áreas como casas e edifícios, agora pode ser expandido para novas utilizações no dia a dia, principalmente se tratando dos meios de transporte, os quais são responsáveis por boa quantidade de emissão de poluentes na atmosfera.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.