Saturday, 04 de December de 2021

Araguaína, no Tocantins, fecha parceria com Senai para a criação de usina de energia solar para abastecer prédios públicos

O prefeito de Araguaína recebeu representantes do Senai para discutir a construção de uma usina de energia solar que irá abastecer os prédios públicos com energia renovável

O prefeito de Araguaína recebeu representantes do Senai para discutir a construção de uma usina de energia solar que irá abastecer os prédios públicos com energia renovável

A corrida em busca de um futuro com mais sustentabilidade é cada vez mais crescente ao redor do Brasil inteiro e a Araguaína deu mais um passo nessa iniciativa. O prefeito da cidade recebeu, nesta última quarta-feira, (10/11), alguns representantes do Senai para a discussão acerca da construção de uma usina de energia solar que visa suprir a necessidade de todos os prédios públicos com energia renovável. 

Veja outras notícias interessantes:

Prefeito de Araguaína discute com Senai acerca do projeto de energia renovável na cidade

Wagner Rodrigues, prefeito da cidade de Araguaína, recebeu nesta última quarta-feira a equipe técnica do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis do Rio Grande do Norte na sede da Secretaria da  Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação. A reunião aconteceu para discutir acerca da criação de uma usina de energia solar voltada para os prédios públicos da cidade. 

O prefeito comentou acerca da escolha do Senai para a parceria e quais são os objetivos futuros, afirmando que “o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis e entre suas especialidades está a energia solar. Com o estudo técnico e o projeto da usina, poderemos iniciar a obra de construção, garantindo o maior potencial de produção possível e atendendo desde os prédios administrativos, até escolas e UBS (Unidades Básicas de Saúde), o que vai reduzir os custos com energia”.

O Senai irá então realizar um estudo técnico na região e iniciar um plano para a construção de uma usina de energia solar que irá abastecer todos os prédios públicos com energia renovável, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e a minimização dos impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes. A empresa irá utilizar a tecnologia de placas fotovoltaicas para a produção da energia na usina.

Projeto é mais uma iniciativa da prefeitura em busca de um futuro mais sustentável com a produção de energia renovável 

A reunião entre a equipe técnica do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis do Rio Grande do Norte e alguns representantes da prefeitura de Araguaína, incluindo Wagner Rodrigues, também contou com uma visitação no possível local onde a usina de energia solar será instalada, no  DAIARA (Distrito Agroindustrial de Araguaína), o qual possui uma localização bastante propícia para a construção da usina e geração de energia renovável. 

O coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis , Antônio Medeiros, comentou acerca da iniciativa da cidade e destacou alguns pontos importantes na parceria, afirmando que “essa iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de Araguaína não apenas com a economia neste momento em que os custos energéticos estão altos, mas também com as metas climáticas e preparando Araguaína para um novo horizonte, preocupado com o nosso planeta. Além do estudo técnico, também vamos oferecer o treinamento para os profissionais que irão operar o serviço no município e esta usina será referência para toda a região, tanto como modelo de redução de custos, como para estudos acadêmicos”.

A área escolhida pela prefeitura passará por uma análise da equipe do Senai e as construções poderão ser iniciadas nos próximos anos. Assim, a prefeitura de Araguaína dá mais um passo em busca de um futuro com mais sustentabilidade e desenvolvimento para a região.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.