Início Tecnologia combina benefícios do teto verde e placas solares

Tecnologia combina benefícios do teto verde e placas solares

julho 7, 2022 às 2:16 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
teto verde e placas solares
Teto verde e placas solares (Reprodução: divulgação)

Atualmente, o uso de teto verde tem oferecido grandes benefícios para a população. Isso porque eles ajudam a reduzir o calor, captam água da chuva, além de servirem de espaço para a produção de alimentos e biodiversidade. Portanto, o que aconteceria se eles fossem combinados com as famosas placas solares?

Neste sentido, uma startup norueguesa concluiu com sucesso a instalação de um piloto que combina tetos verdes com painéis solares (fotovoltaicos). Dessa forma, os painéis estão na posição vertical e são bifaciais, ou seja, podem captar a energia do sol de ambos os lados, otimizando a geração de eletricidade.

A nova tecnologia, desenvolvida pela Over Easy Solar, permite combinar a cobertura verde dos telhados com sistemas de geração de energia solar. Logo, essa estrutura oferece acesso à cobertura de vegetação para podas, cuidados e a disposição vertical dos painéis. Logo, é possível captar dos dois lados do equipamento, garantindo uma maior geração de energia.

Inclusive, esse novo dispositivo pode ajudar os países nórdicos, que sofrem com um problema comum: a neve cai durante boa parte do ano, e pode cobrir as placas solares instaladas na horizontal. Em países onde não neva, a tecnologia pode ajudar a evitar o acúmulo de sujeira ou folhas nos painéis.

Além disso, temos outra vantagem: essa instalação do sistema da Over Easy Solar pode ser mais rápida. Isso porque os fabricantes afirmam que, em comparação com a instalação e preparação convencional, o tempo para planejar e instalar os painéis solares é 90% menor.

Teto verde e Placas Solares combinados: A eletricidade do futuro

Nesta perspectiva, a empresa ainda afirmou que há um melhor aproveitamento da luz solar, pois a disposição vertical dos painéis, somente o que muda são os picos de geração de eletricidade. Geralmente, painéis solares horizontais têm um pico maior por volta do meio-dia.

Entretanto, os painéis verticais têm dois picos: um durante a manhã e outro no período da tarde, porém, com horários que podem variar conforme a região onde ele está instalado. Atualmente, a startup afirmou que o primeiro projeto desse tipo não é bem uma novidade.

Sendo assim, ela afirmou que ocupou o teto verde de uma escola, situada em Oslo. Um sistema de 5 kWo foi instalado como uma solução modular que ficou na altura de 31,5 cm acima do revestimento verde do telhado do prédio. Assim, não foi necessário o castro de fixação, o que seria inviável em outras condições e ventos diferentes.

Nesta perspetiva, Trgye Mongstad, CEO da Over Easy Solar, afirmou que a produção de eletricidade na região teve dois picos: o primeiro foi por volta de 11h e o segundo por volta das 19h. Segundo ele, essa condição permite cobrir o consumo de atividades extracurriculares, que geralmente ocorrem em atividades no início do dia e a noite.

Além disso, ele também informou que a instalação completa levou menos de 50 minutos, com dois trabalhadores fixando as unidades na vertical. Neste sentido, ele acredita que a solução agora é comercializar a invenção, especialmente tornando o produto mais barato a cada dia que passa.

De modo geral, produzir um sistema em módulos de painéis solares pode facilitar a instalação e baratear o produto. Segundo Mongstad, a empresa está buscando reduzir os custos a um nível competitivo com a instalação de painéis solares convencionais. Sendo assim, além de mais eficiente para produzir eletricidade, será mais barato aos consumidores.

Se deseja fazer curso para preparação em instalação de sistemas solares, temos notícias boas para essa primeira semana de julho.

Devido à tecnologia desenvolvida pela empresa norueguesa, o projeto recebeu o reconhecimento de especialistas da associação europeia de indústria fotovoltaica, a Solar Power Europe, durante a conferência da SPE de 2022. Por conta do projeto, a Over Easy Solar foi nomeada a Startup do ano.

Relacionados
Mais recentes