A AES Corp. aumentará significativamente sua participação em uma parceria brasileira de energia renovável, anunciou nesta quarta-feira (29) a empresa de geração de energia hidrelétrica, eólica e solar dos EUA
A subsidiária AES adquirirá uma participação em em energia hidrelétrica, eólica e solar adicional de 18,5% na AES Tietê. O preço estimado da transação com o BNDES Participações é de R$246 milhões. O financiamento é garantido principalmente por bancos brasileiros. A AES então será proprietária de quase 43% das ações da AES Tietê. A medida fortalece o portfólio renovável da empresa à medida que a AES avança em suas metas de descarbonização.
Leia também:
- DBTEC inaugura sua própria usina fotovoltaica em Pindamonhangaba-SP
- Casa dos ventos fecha acordo com o Grupo Moura e será autoprodutor de energia renovável
- Energia solar: Brasil cobra taxa zero de importação de certos produtos solares a partir de agosto
A AES planeja reduzir sua porção de carvão do mix de geração para 10% em mais 10 anos
Ela vendeu uma usina a carvão de Oklahoma para a OG&E no ano passado e no mês passado anunciou a venda de várias usinas a carvão na Índia.
A empresa aumentou seu mix de fontes renováveis no ano passado com CAE eólica e solar nos EUA, Chile, Colômbia, México, República Dominicana, Panamá e Brasil. Também concluiu seus próprios projetos na Índia e no México.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A AES Corp. é proprietária e opera geração de energia em 14 países. Do lado convencional, está ajudando a desenvolver uma planta de turbina a gás de ciclo combinado no Vietnã e está trabalhando em projetos de gás natural liquefeito lá e na República Dominicana.
Planos para futuras instalações de energia renovável
A Tietê possui um portfólio de inúmeras usinas hidrelétricas, eólicas e solares, incluindo Nova Avanhandava, Mogi Guaçu e UFV Guaimbê. O mix da empresa brasileira de geração de energia consiste em 2,7 GW de energia hidrelétrica, 708 MW de vento e 310 MW de energia solar.
“Ao aumentar nossa participação na plataforma de renováveis de 3,7 GW da AES Tietê, estamos reforçando nosso compromisso de reduzir nossa geração total de carvão para menos de 30%”, disse Andrés Gluski, Presidente e CEO da AES. “Após essa transação, planejamos mudar a listagem da AES Tietê para o Novo Mercado, o mais alto segmento de governança corporativa das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, que deverá desbloquear ainda mais o valor da AES Tietê para o benefício de todos os acionistas.”