Início Quem tem sistema de energia solar paga a conta de luz? É verdade ou é um mito?

Quem tem sistema de energia solar paga a conta de luz? É verdade ou é um mito?

agosto 8, 2022 às 6:22 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
sistema de energia solar
Sistema de energia solar (Reprodução: divulgação)

Atualmente, uma dúvida muito comum é se quem possui sistema de energia solar, ou sistema de energia solar fotovoltaico, precisa pagar a conta de luz, afinal, o próprio consumidor está gerando a energia que consome, logo, não deveria ser cobrado por isso.

Em geral, essa pergunta confunde muito a população, mas, podemos responder que sim, você ainda irá pagar a conta de luz, porém, o valor poderá ser até 95% do que você paga normalmente. Neste sentido, isso ocorreu devido a regulamentação 482 da ANEEL, que estabelece que todo Sistema Solar Fotovoltaico On-grid deve estar conectado a rede de distribuição de energia, para injetar a energia produzida na rede da concessionária. Sendo assim, é necessário pagar a taxa mínima de manutenção da distribuidora.

Apesar disso, ainda vale a pena, pois o pagamento será apenas da taxa mínima. Por outro lado, há uma exceção, que são os Sistemas Solares Fotovoltaicos Off-grid, onde a energia produzida é armazenada em baterias, sem necessidade de pagamento de taxa mínima. Porém, esse tipo de sistema de energia solar costuma ser vantajoso somente em locais remotos, pois tem um custo alto de implementação.

Vale a pena investir em um sistema de energia solar?

Basicamente, nós podemos dizer que sim! Isso porque a conta de energia fica muito mais barata, já que você estará longe dos inflacionamentos energéticos, sem contar que ainda pode acumular créditos solares que poderão ser utilizados em outros imóveis cadastrados no mesmo CPF da distribuidora.

Sendo assim, vale ressaltar que é necessário contratar uma empresa especializada para fazer a instalação do sistema de energia solar, pois é necessário estudar a incidência dos raios solares no local, para criar a projeção de produção perfeita a estabelecer a quantidade de painéis necessários.

Vantagens de um sistema de energia solar

A energia solar por si só possui diversos benefícios. Dessa forma, talvez isso explique o seu crescimento, que é uma tendência no Brasil. Entre os benefícios da energia solar, pode-se citar:

  • Rápida instalação;
  • Baixa manutenção;
  • Energia sustentável e limpa;
  • Não poluente;
  • Vida útil de até 25 anos;
  • Economia de até 95% no preço da conta de energia;
  • Valorização do imóvel que possui o sistema;
  • Linhas de financiamento exclusivas.

Afinal, o que é energia solar?

Basicamente, podemos dizer que energia solar é uma fonte de energia alternativa, renovável e sustentável, sempre obtida pela incidência da luz e calor solar. Atualmente, existem diferentes tecnologias que aproveitam o potencial energético do sol para utilizar a favor das atividades humanas e da indústria.

Neste sentido, a energia solar é muito utilizada para aquecer a água de chuveiros, piscinas, torneiros, sendo conhecida como energia solar térmica. Além disso, a luz solar também é aproveitada, porém para gerar energia elétrica, num processo conhecido como energia solar fotovoltaica.

Basicamente, a energia fotovoltaica é criada a partir da utilização de painéis fotovoltaicos, que são placas solares responsáveis pela captura da luz solar e, posteriormente, convertimento em corrente elétrica, para que a energia possa ser utilizada para fins residenciais, industriais ou comerciais.

Dois motivos para investir em energia solar

Diversos são os motivos para investir na produção de energia solar, mas dois deles se destacam:

Redução na conta de energia

Para quem deseja gastar menos com as contas do mês, nada melhor do que investir na energia solar. Isso porque a redução será notada todos os meses, a partir do momento que a energia é gerada pela própria residência. Além disso, melhora a sua relação com a concessionária de energia elétrica da sua região.

Leia mais: O mês de julho chegou ao fim com recordes no setor de energia solar. No dia 28 houve o registro de 3.164 MW no Subsistema Nordeste, veja.

Não agride o meio ambiente

Para muitos, a questão sustentável é o melhor dos benefícios da energia solar. Isso porque ela é a favor da questão ambiental, pois esta modalidade de geração de energia é limpa e renovável, não gerando resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente.

O que MUDA na FATURA de ENERGIA, após INSTALAR a ENERGIA SOLAR?

Canal: E4 Energias Renováveis

Relacionados
Mais recentes