1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Novo projeto de lei apresentado visa a criação de programa para aproveitamento do biogás
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo projeto de lei apresentado visa a criação de programa para aproveitamento do biogás

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/11/2021 às 01:23
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
Um projeto de lei foi proposto para a criação de um programa que incentive o aproveitamento do biogás no Brasil, na busca de fontes de energia renovável
Um projeto de lei foi proposto para a criação de um programa que incentive o aproveitamento do biogás no Brasil, na busca de fontes de energia renovável. Fonte: Reprodução

Um projeto de lei foi proposto recentemente para a criação de um programa para incentivar o aproveitamento do biogás no Brasil, em busca de fontes para a produção de energia renovável

Durante esta última quarta-feira, (03/11), o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou um novo projeto de lei para a criação do Programa de Incentivo à Produção e ao Aproveitamento de Biogás, de Biometano e de Coprodutos Associados – PIBB, visando utilizar o potencial do Brasil para a produção de energia renovável e com menos impactos ao meio ambiente. 

Não deixe de ler também:

Projeto de lei procura dar mais destaque ao biogás na produção de energia renovável 

O projeto de lei, que recebeu o número 3865/2021, foi apresentado recentemente pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e visa a criação de um programa para incentivar a produção de biogás no Brasil. Essa iniciativa poderá ser mais um passo dado pelo país para um futuro mais renovável e sustentável em meio à crise energética que assola o mundo inteiro atualmente. Assim, com a aprovação do projeto de lei, o Brasil conseguirá utilizar ainda mais o seu potencial para a produção de energia renovável através do biogás. 

O presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, comentou sobre a importância do projeto de lei ter sido apresentado um dia depois do Brasil ter aderido ao Compromisso Global do Metano, que prevê o corte de 30% nas emissões até o fim da década. O executivo afirmou que “o Brasil enfrenta desafios na potência despachável, e o biogás pode ser parte desta solução. O país avançou nas energias renováveis com a hidráulica, a solar e a eólica. Precisamos fazer o mesmo com o biogás”.

A produção do biogás a partir do setor sucroenergético pode ser uma alternativa viável e muito favorável para o crescimento do Brasil, uma vez que o país conta com plantações em diversos locais que podem servir como base para o biogás. Esse recurso, assim como o gás natural, pode ser armazenado, tem geração firme e é descentralizado, o que favorece ainda mais investimentos nesse setor para a produção de energia renovável.

Brasil possui alta capacidade para produção de biogás no cenário mundial 

O favorecimento do Brasil em relação à geração de energia renovável é nítido no cenário mundial e não se limita apenas à produção fotovoltaica e aos parques eólicos, mas o país também possui o maior potencial para a produção de biogás do mundo. A capacidade atual de produção é de 19 GW de capacidade instalada ou 120 milhões de m³/dia de biometano e a ABiogás projeta a produção de 30 milhões de m³/dia de biogás até 2030, com a aprovação do projeto de lei para a criação do programa de incentivo a essa produção.

Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, comentou acerca do potencial brasileiro e afirmou que “Estamos certos de que é possível movimentar a indústria do biogás para garantir a oferta de uma parcela significativa desta demanda com a vantagem de que uma usina a biogás pode entrar em operação em menos de dois anos e sem demandar a construção de infraestrutura de gasodutos ou de importação de combustível”.

O biogás é, além de tudo, uma fonte de energia que provém de recursos orgânicos e assim, consegue minimizar os impactos ao meio ambiente causados pela agroindústria, ao transferir esses recursos orgânicos para a produção de uma matriz energética mais sustentável e ecológica em busca de um futuro mais limpo no país.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x