Início GE vai suspender a fabricação de turbinas no Brasil. Veja como isso poderá impactar no futuro da fábrica e da cidade de Camaçari

GE vai suspender a fabricação de turbinas no Brasil. Veja como isso poderá impactar no futuro da fábrica e da cidade de Camaçari

julho 31, 2022 às 3:20 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
fabricação de turbinas
Fabricação de turbinas (Reprodução: divulgação)

Nos últimos dias uma notícia deixou muitas pessoas preocupadas com o futuro da fábrica de turbinas no interior da Bahia. Foi anunciado que o GE vai suspender a fabricação de turbinas no Brasil. Desse modo, indústria de energia renovável que se destaca no estado baiano está ameaçada. Logo, a fábrica em Camaçari que está sendo comandada pelo GE Renewable Energy criando componentes para aerogeradores possui um futuro incerto.

Desse modo, a empresa que possui a primeira fábrica do tipo instalada no Brasil a mais de 10 anos anunciou que irá suspender os contratos de fabricação de turbinas no país. Além do mercado de energia eólica, trabalhos de diversas famílias estão ameaçados. Ademais, embora não se saiba ao certo o número de trabalhadores atuando na fábrica, em 2011, no início da instalação no país, foi anunciado 235 vagas de empregos diretos e 500 indiretos.

Ainda, quando uma empresa ou fábrica anuncia o fim de seus serviços, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer devido aos contratos de emprego que firmaram. Além disso, o número de empregados dessas instituições geralmente são altos devidos aos diversos setores que possuem. Desse modo, o fechamento de uma grande instituição pode acabar gerando uma crise de desemprego, principalmente quando pertencentes a municípios pequenos.

Portanto, como a empresa norte-americana já anunciou que não irá mais firmar contratos de produção de turbinas no Brasil, é esperado que novos grupos comprem a fábrica para dar continuidade ao serviço, ou que ela de fato feche. Ademais, para o estado da Bahia, o fechamento da fábrica terá um grande impacto, como previsto. Tanto quanto o que ocorreu na saída da Ford do Brasil no ano passado (2021).

Leia mais: Interligação Elétrica Paraguaçu, saiba mais informações sobre o investimento de R$680 milhões que levará energia limpa da região nordeste para a sudeste.

Informações sobre a empresa e o mercado eólico baiano

Além disso, a GE Renewable Energy se destaca sendo a maior empresa do mundo de energia. E ainda, a GE fabricava no Brasil o item essencial para a produção de energia eólica, que funciona como o coração de toda a operação. Ademais, perder uma fábrica de turbinas poderá impactar diretamente na produção de energia eólica no país, visto que a primeiro parque eólico a iniciar as suas produções na Bahia, em Brotas de Macaúbas, possuía em seus equipamentos, itens da GE.

Além disso, na época da negociação para a instalação da fábrica de turbinas da GE no Brasil, foi preciso muito esforço para que a vinda da empresa fosse concretizada. Desse modo, necessitou de uma grande negociação e conversa por meio do governo do estado por meio do Ex governador Jaques Wagner e do ex secretário de Indústria e Comércio, James Correia. Ademais, muitas viagens foram realizadas para que a empresa de fato decidisse ingressar a sua atuação no Brasil.

A instalação da GE no interior da Bahia mudou a economia do estado, principalmente do interior baiano. Tudo isso devido à energia eólica. Logo, todas as pessoas e empresas que investiram na vinda da GE obtiveram um grande retorno. Ademais, muitos moradores da região foram beneficiados com diversas oportunidades de emprego. Ainda, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projetou o valor de US$ 10 bilhões no estado baiano até ano que vem (2023).

Portanto, o nível do investimento no setor de energia eólica é altíssimo. No entanto, para que o que foi programado continue se concretizando, é preciso que o governo promova a estrutura necessária para o setor, segundo o ex-secretário. Ainda, ele informou que entre essas estruturas estão a realização de licenciamentos, de regularização fundiária e de estruturas para o transporte de equipamentos.

Relacionados
Mais recentes