A plataforma Amazônia Que Eu Quero irá apresentar um projeto com 10 soluções voltadas para a produção de energia limpa e o incentivo ao uso de fontes renováveis no estado, visando mais sustentabilidade no futuro
Com o objetivo de promover a sustentabilidade dentro do estado da Amazônia, um relatório com as 10 soluções de energia limpa e a produção desse recurso a partir de fontes renováveis foi apresentado na última quarta-feira, (16/03). Esse projeto será entregue aos parlamentares ainda no ano de 2022, por meio da plataforma Amazônia Que Eu Quero e será votado pelo legislativo.
Não deixe de conferir:
Relatório com 10 soluções de energia limpa e incentivo ao uso de fontes renováveis é apresentado pela plataforma Amazônia Que Eu Quero nesta semana
Um relatório com 10 soluções de energia limpa para o estado da Amazônia foi apresentado nesta quarta-feira pelo Comitê de Energias Limpas da plataforma sustentável Amazônia Que Eu Quero. Essa lista com as soluções será entregue posteriormente aos parlamentares para se tornar um projeto concreto e irá incentivar à sustentabilidade e a produção de energia através de fontes renováveis ainda durante este ano de 2022.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O Comitê de Energias Limpas é formado pelo Prof. Raimundo Cláudio Gomes, da Universidade do Estado do Amazonas; Prof. Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá; Prof. Artur de Souza Moret, Universidade Federal de Rondônia; Maria Conceição Escobar, SEINF Roraima; Prof. Marcelo Raiol – Universidade do Estado do Pará; Prof. Francisco Eulálio Santos – Universidade Federal do Acre. Esse grupo, além de apresentar este caderno de soluções, vem investindo seus esforços para trazer novos olhares para a produção de energia limpa no estado e trazer mais sustentabilidade para o futuro da região.
Confira abaixo as 10 soluções apresentadas no relatório à plataforma Amazônia Que Eu Quero:
- Programa de responsabilidade social de acesso à energia e geração de renda;
- Programa de incentivo de implementação de empreendimentos de micro e pequeno porte;
- Programa de educação- eficientização energética;
- Programa de capacitação na área de energia renovável;
- Programa de difusão tecnológica para fontes apropriadas para os locais;
- Programa de incentivos fiscais para empreendimentos de energia;
- Programa de incentivo à Produção Nacional de equipamentos para a geração de eletricidade;
- Estratégias para a Geração de Energia Elétrica a partir do uso do Gás Natural (GN);
- Estratégias para aproveitamento dos Resíduos Sólidos e destinação para produção em energia;
- Estratégias para a descarbonização.
Caderno de soluções da plataforma Amazônia Que Eu Quero pretende trazer mais sustentabilidade para o estado e será apresentado aos parlamentares
O programa do Comitê de Energias Limpas da plataforma não só pretende trazer novos olhares para a produção de energia limpa através de fontes renováveis, mas também tenta unir a sustentabilidade ao compromisso social dentro do estado do norte do país. Isso acontece pois, não basta apenas incentivar a produção de energias e novos projetos voltados para esse debate, é necessário também incluir a população e garantir o acesso a essa iniciativa para eles, em especial a parte periférica do estado.
Assim, a eficiência energética, cursos de capacitação e a utilização de fontes renováveis disponíveis localmente, seja solar, biomassa, biogás, eólica e de sistemas híbrido, para a produção de energia limpa, são alguns dos pontos que serão levados adiante dentro dessa plataforma de sustentabilidade do estado, visando uma união maior com a comunidade para garantir um futuro mais limpo e consciente.
Por fim, os representantes e organizadores da iniciativa aguardam agora a chegada do caderno de soluções aos parl amentares, que deverá acontecer ainda neste ano, por volta do mês de setembro. Eles esperam conseguir mais incentivos para o projeto e obter o apoio do estado para expandir essa iniciativa.