1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Visando aumentar as fontes de energias renováveis no Estado, Governo do Rio Grande do Norte assina memorando com a European Energy
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Visando aumentar as fontes de energias renováveis no Estado, Governo do Rio Grande do Norte assina memorando com a European Energy

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em novembro 13, 2021 às 12:02 pm
A governadora do Rio Grande do Norte assinou um Memorando com a empresa European Energy para o desenvolvimento de energias renováveis no Estado
A governadora do Rio Grande do Norte assinou um Memorando com a empresa European Energy para o desenvolvimento de energias renováveis no Estado. Fonte:Elisa Elsie

A governadora do Rio Grande do Norte assinou recentemente um Memorando de Entendimento com a empresa European Energy para o desenvolvimento de energias renováveis

Durante esta última quinta-feira, (11/11), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu a comitiva da European Energy, formada por Knud Erik Andersen, CEO da empresa, e outros representantes para a assinatura de um Memorando de Entendimento que visa o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis pelo estado, utilizando o grande potencial que ele possui para esse setor. 

Outros artigos interessantes:

Acordo com a European Energy visa novas energias renováveis no Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra assinou, junto do CEO da European Energy, Knud Erik Andersen, um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de energias renováveis no Rio Grande do Norte, principalmente o hidrogênio verde, a amônia verde e a energia solar. A parceria entre o estado e a companhia do ramo energético visa utilizar o grande potencial que a região possui para o desenvolvimento de energias renováveis e aumentar a produtividade local. 

Fátima Bezerra comentou acerca da iniciativa e das intenções que o estado do Rio Grande do Norte possui ao assinar o acordo com a European Energy. A executiva ainda destacou que “nos últimos três anos o nosso Estado vem se preparando para o desenvolvimento do setor de energias. Através de planejamento e gestão o Governo vem realizando parcerias estratégicas com empresas e elaborando estudos para infraestrutura e para a cadeia de valor. O RN hoje é líder em geração de energia eólica onshore e também pretende liderar na produção offshore (no mar)”.

Atualmente, cerca de 94% da matriz energética do Rio Grande do Norte provém de energias renováveis, principalmente a eólica, a qual o estado se consagrou como líder nacional na geração e exportação para o Sistema Nacional de Energia. Assim, o que se espera com o Memorando de Entendimento assinado é o maior aproveitamento desse potencial para diversificar ainda mais a produção de energia local, com outras fontes como a amônia e o hidrogênio verde. 

Governo do Rio Grande do Norte pretende aproveitar o potencial do estado para a geração de energias renováveis 

A assinatura do Memorando de Entendimento com a European Energy representou, acima de tudo, mais um passo dado pelo governo do Rio Grande do Norte rumo a um futuro mais renovável e com mais responsabilidade ambiental. O principal objetivo do estado, segundo a própria governadora, é o de aproveitar a grande capacidade que a região possui para essa geração e investir em novas fontes de energias renováveis. 

O secretário Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Jaime Calado, também destacou alguns pontos importantes acerca da grandiosidade que o estado pode alcançar em relação à produção de energia renovável. O secretário ainda comentou que “o Governo do Estado, sob orientação da governadora Fátima Bezerra, vem investindo na diversificação de fontes de geração de energias renováveis com o intuito de aumentar a sua participação no processo de transição energética para uma economia de baixo carbono. E temos alcançado resultados importantes na inserção de novas fontes como biomassa, solar, hídrica e, como combustível de transição, do gás natural”.

O que se espera agora é que, com a parceria fechada entre o governo do estado e a empresa dinamarquesa European Energy, o Rio Grande do Norte consiga diversificar ainda mais a sua produção energética a partir de fontes renováveis e possa crescer no mercado nacional nesse segmento, servindo de referência para outras regiões.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos