Na última terça-feira, 19, foi inaugurado, após dez anos de planejamento e execução, a maior usina solar de Santa Catarina e da região Sul do Brasil.
Pertencente ao Grupo ND, a estrutura está localizada no município de Piratuba, no Meio-Oeste do Estado. Na usina solar, temos 5.840 placas solares, que ocupam uma área de 40 mil m² e conseguem gerar 2,6 MW, energia suficiente para abastecer 1500 casas. Neste sentido, a usina solar deverá sustentar em 100% o consumo de energia das TVs, revistas, jornais, rádios e portais pertencentes ao grupo.
Para a conclusão da obra, R$14 milhões foram investidos, o que tornou o Grupo ND o primeiro conglomerado de comunicação do Brasil motivo totalmente a energia solar, 100% auto sustentável, ressaltando a sua missão de ser inovador no mercado.
O presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, comentou sobre a inauguração da nova usina solar: “Não tenho dúvidas que isso mostra a necessidade e a oportunidade que os empresários e cidadãos comuns têm no seu telhado, no seu terreno em produzir a energia que consomem. Isso é bom para o país, estado e município”
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A cerimônia de inauguração da nova usina solar reúne 18 prefeitos de municípios do Oeste e Meio-Oeste catarinense, além de algumas autoridades estaduais e regionais. A Nexen Energia Solar, que possui cinco mil integrantes que atendem todo o país, foi a empresa parceira responsável pela estrutura fotovoltaica utilizada.
Nova usina solar não escolheu a sua sede à toa
O presidente da Nexen Energia Solar, André Schumann, comentou sobre a inauguração: “Foi um desafio muito grande, mas um prazer enorme em vencer a concorrência com o Grupo ND. Uma parceria ótima, pois tivemos a oportunidade de mostrar a Nexen para o mercado com essa usina. Instalamos aqui o que há de mais moderno no setor de energia solar. Para nós é um orgulho”
Nova usina solar utiliza de município perfeito para geração de energia fotovoltaica
A cidade de Piratuba não foi escolhida para sediar a nova usina solar à toa. Após um estudo feito por um software que analisa a radiação solar durante um período de 40 anos, o município foi escolhido como o melhor para receber a luz solar. Inclusive, a maior usina em geração distribuída em Santa Catarina recebeu o nome do diretor de tecnologia do Grupo ND, Rafael Alexandre Mafra.
As obras para construção da nova usina solar tiveram início em abril de 2021. Entre as parcerias para a sua conclusão, tivemos a Celesc e a Prefeitura de Piratuba.
Durante o evento de inauguração, foi servido um almoço da praça de alimentação do Centreventos Piratuba, e os convidados puderam acompanhar uma mostra artística do trabalho criado por grupos folclóricos locais.
Oportunidade da semana: 130 Vagas para engenheiro eletricista na região Sudeste.
Por que investir em energia solar?
Atualmente, diversos são os motivos para investir em energia solar. Entre os principais pode-se citar: economia na conta de energia, proteção contra os aumentos de eletricidade, valorização de imóveis e sustentabilidade.
Basicamente, o maior motivo que levou a maioria dos brasileiros a apostarem na energia solar, em paralelo com o crescimento das usinas solares, é a economia da conta de luz. Isso porque ao buscar por uma empresa especializada em energia solar, o consumo de energia é baseado nas condições climáticas do local, para criar um sistema que consiga produzir toda a energia necessária para manter o local.
Dessa forma, o projeto segue diversas regras do segmento de geração distribuída, permitindo um sistema que te fará deixar de consumir a energia da rede de distribuidora. Em suma, o retorno só não garante 100% devido às taxas de disponibilidade de uso da rede, assim como os outros consumidores de energia.