Saturday, 22 de January de 2022

Fortescue, a 4ª maior produtora de minério de ferro do mundo, pretende realizar leilão para a compra de energias renováveis no Brasil

A empresa australiana Fortescue irá realizar um leilão entre gigantes do setor energético para a compra de energias renováveis no Brasil

A empresa australiana Fortescue irá realizar um leilão entre gigantes do setor energético para a compra de energias renováveis no Brasil

A corrida pela produção de energias renováveis e alternativas está cada vez mais presente no cenário mundial em decorrência da pressão dos órgãos defensores do meio ambiente e a empresa australiana Fortescue pretende continuar com os investimentos no segmento. Durante esta última quarta-feira, (24/11), uma fonte interna anunciou que a companhia irá realizar um leilão para a compra de energias renováveis entre gigantes da área no Brasil.

Não deixe de conferir:

Leilão para a compra de energias renováveis será o primeiro que a Fortescue realizará no Brasil 

A Fortescue é uma empresa que vem fazendo seu nome crescer no mercado internacional com diversos investimentos em energias renováveis e no segmento ambiental no geral e um exemplo disso são as tratativas para o projeto de produzir Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém a partir de 2025, que ainda se encontram em andamento aguardando as autorizações necessárias para o início das operações. 

Agora, a empresa australiana pretende expandir ainda mais a sua presença no segmento energético e irá realizar um leilão para a compra de energias renováveis entre companhias gigantes do setor no Brasil, principalmente na área da energia eólica e da solar. O objetivo da empresa é expandir os negócios em energias renováveis no Brasil e incentivar ainda mais a produção alternativa desse recurso, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para um futuro mais limpo e ecológico. 

Ao todo, serão cerca de 20 participantes no leilão, que já atuam no mercado energético brasileiro há alguns anos e mantêm sua presença no cenário. Entre eles, estão as empresas Servtec e Casa dos Ventos – pilotadas, respectivamente, pelos empresários cearenses Lauro Fiúza Júnior e Mário Araripe – e a Omega, uma outra gigante no setor energético que pretende crescer ainda mais com a compra de energias renováveis no território brasileiro. 

Fortescue mantém interesse na produção de energias renováveis no Brasil e faz visita ao Ceará, onde pretende produzir Hidrogênio Verde

Além da intenção de realizar o leilão com as companhias do setor energético para a compra de energias renováveis no Brasil, a Fortescue já mantém sua parceria com o país e visitou recentemente o Ceará, estado onde a empresa pretende produzir Hidrogênio Verde, em razão do alto potencial que o local possui. Uma comitiva da empresa foi recebida por representantes do estado nesta última terça-feira, (23/11).

O governador Camilo Santana recebeu uma comitiva da empresa para uma reunião no Palácio da Abolição e afirmou que “Recebi a presidente da multinacional Fortescue Future Industries, Julie Schttleworth, e executivos da empresa, que negocia com o Ceará a implantação de uma das maiores plantas de Hidrogênio Verde do país, com investimento estimado em U$ 6 bilhões, e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos”.

A empresa assinou um Memorando de Entendimento com o governo do estado para a produção de Hidrogênio Verde e pretende crescer ainda mais no setor energético do Brasil. Assim, o que se pode esperar é uma grande expansão da presença da Fortescue no cenário energético nacional para os próximos anos.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.