MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Brasileiro é finalista de prêmio global da ONU com projeto de energia solar em favelas do Rio

Brasileiro é finalista de prêmio global da ONU com projeto de energia solar em favelas do Rio

julho 28, 2020 às 10:04 am
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Onu - energia solar - Brasil
O brasileiro Eduardo Avila, de 25 anos, desenvolve o projeto “Revolusolar” em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro (RJ) para criar um novo modelo energético acessível, sustentável e baseado nas comunidades. Foto: Reprodução

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou nesta segunda-feira (20) os cinco finalistas do prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e Caribe

O projeto apresentado na ONU e desenvolvido em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro (RJ), cria um novo modelo de energia solar acessível, sustentável e baseado nas comunidades. A solução inclui instalações solares, treinamento profissional para residentes locais como eletricistas e instaladores solares e oficinas para crianças sobre sustentabilidade.

Leia também:

Resumo da grande ideia do Projeto de energia solar brasileiro apresentado na ONU

Um quarto da população do Rio vive em favelas, com marginalização social, infraestrutura inadequada e suprimento de energia inacessível, com os preços dobrando na última década. Essa população de baixa renda entende os serviços de energia como caros, não confiáveis, injustos, de baixa qualidade e distantes de sua realidade. 

Revolusolar firma parceria com duas favelas para co-criar um novo modelo de energia acessível, baseado na comunidade e sustentável, alinhado às tradições de ação coletiva e autogestão desses territórios. A solução inclui instalações solares, treinamento profissional para residentes locais como eletricistas e instaladores solares e oficinas para crianças sobre sustentabilidade. Em 2020, estamos implementando a primeira cooperativa solar em uma favela. 

O modelo de financiamento inclui patrocinadores institucionais e um componente de aluguel: os beneficiários de energia solar pagam uma taxa mensal (parte da economia com a conta de luz). Esperamos que esse piloto seja o começo de uma Revolução Solar, visando o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda por meio da energia solar.

ONU Sobre o prêmio Jovens Campeões da Terra

O Jovens Campeões da Terra é um prêmio voltado para o futuro e projetado para dar vida às ambições de jovens ambientalistas.

Seu objetivo é impulsionar jovens com grandes ideias para proteger ou restaurar o meio ambiente, com uma visão para um futuro mais sustentável e com um histórico de instigar mudanças transformadoras.

Relacionados
Mais recentes